Os crimes cibernéticos podem ser classificados como puros (próprios) ou impuros (impróprios), sendo traduzidos como atos direcionados contra um sistema de informática, tendo como subgêneros atos contra o computador e as ações contra os dados ou programas de computador. Assim como os crimes comuns, os crimes cibernéticos têm sujeitos ativos e passivos, que fazem parte da composição dos polos estabelecidos na delinquência que ocorre no âmbito virtual.
No que diz respeito aos sujeitos dos crimes cibernéticos, indique a alternativa correta.
Questão 6
Escolha uma opção:
a.
O sujeito passivo é a pessoa física, que tem bem jurídico lesado por uma ação criminosa, excetuando as pessoas jurídicas desse polo de sujeição.
b.
Ao sujeito ativo é aplicada a responsabilidade em relação ao acontecimento do delito cibernético contra um sujeito passivo.
c.
O sujeito ativo é traduzido como aquele que pratica o delito cibernético e a quem deve ser direcionada a posição de vítima no curso do processo penal.
d.
O sujeito passivo é o agente que pratica o crime cibernético, por meio de sistema de computador, com o objetivo de hackear informações de terceiros.
e.
O cracker é uma espécie de sujeito passivo que incorre em ações ilegais para a obtenção de vantagens ilícitas.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a correta em relação aos sujeitos dos crimes cibernéticos: a) O sujeito passivo é a pessoa física, que tem bem jurídico lesado por uma ação criminosa, excetuando as pessoas jurídicas desse polo de sujeição. - Esta afirmação é parcialmente correta, pois o sujeito passivo pode ser tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica. b) Ao sujeito ativo é aplicada a responsabilidade em relação ao acontecimento do delito cibernético contra um sujeito passivo. - Esta afirmação é correta, pois o sujeito ativo é quem comete o crime e, portanto, é responsável pelo delito. c) O sujeito ativo é traduzido como aquele que pratica o delito cibernético e a quem deve ser direcionada a posição de vítima no curso do processo penal. - Esta afirmação está incorreta, pois o sujeito ativo é o autor do crime, não a vítima. d) O sujeito passivo é o agente que pratica o crime cibernético, por meio de sistema de computador, com o objetivo de hackear informações de terceiros. - Esta afirmação está incorreta, pois o sujeito passivo é a vítima do crime, não o agente que o pratica. e) O cracker é uma espécie de sujeito passivo que incorre em ações ilegais para a obtenção de vantagens ilícitas. - Esta afirmação está incorreta, pois o cracker é um sujeito ativo, que realiza ações ilegais. Após essa análise, a alternativa correta é: b) Ao sujeito ativo é aplicada a responsabilidade em relação ao acontecimento do delito cibernético contra um sujeito passivo.