"A Inglaterra abusa inegavelmente de sua força, de seu poder isolado no meio das tempestades, e isso tudo por seu próprio interesse, pois o desta Europa, que parece vê-la com benevolência, não significa nada para os mercadores de Londres. Eles sacrificariam todos os Estados da Europa, o mundo inteiro se fosse preciso por uma só de suas especulações. Se a dívida da Inglaterra fosse menor, talvez ela fosse mais razoável. O que a move é a necessidade de pagá-la, de garantir o crédito. Cedo ou tarde será preciso que ela se posicione sobre essa dívida. Enquanto isso, ela lhe sacrifica o mundo."
A passagem acima, em que Napoleão expressa sua leitura da atuação da Inglaterra no cenário econômico e político internacional, é parte de um registro das posições do Imperador em seu exílio em Santa Helena. Sobre esse depoimento, é correto afirmar que
Selecione uma alternativa:
a)
Não possui interesse além do biográfico, pela pouca relação com os acontecimentos do período.
b)
Reflete o senso comum dos oficiais alemães sobre a atuação inglesa.
c)
Constitui uma enumeração dos fatores que causaram a derrota francesa em Waterloo.
d)
Napoleão identifica o poderio econômico inglês e o associa ao interesse comercial, industrial e financeiro desse império, que motivaria sua atuação (egoísta, em seu entendimento) frente aos outros povos europeus.
e)
Explicita a admiração nutrida por Napoleão pelos ingleses.
Ed
semana passada
A alternativa correta é: d) Napoleão identifica o poderio econômico inglês e o associa ao interesse comercial, industrial e financeiro desse império, que motivaria sua atuação (egoísta, em seu entendimento) frente aos outros povos europeus. Essa opção reflete a crítica de Napoleão à forma como a Inglaterra priorizava seus próprios interesses econômicos em detrimento dos demais países europeus.