Logo Passei Direto
Buscar
A figura abaixo mostra dois fios condutores, R e S, retilíneos, paralelos e contidos no plano da página. As setas indicam os sentidos opostos de duas correntes elétricas convencionais de mesma intensidade, que percorrem os fios. Indique se o sentido do campo magnético resultante, produzido pelas correntes elétricas, é para dentro ou para fora da página em cada um dos pontos 1, 2 e 3, respectivamente:
a) dentro, fora, dentro.
b) dentro, dentro, dentro.
c) fora, fora, dentro.
d) dentro, fora, fora.
e) fora, dentro, fora.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Para determinar o sentido do campo magnético gerado por dois fios condutores com correntes elétricas em sentidos opostos, podemos usar a regra da mão direita. 1. Fio R: Se a corrente está indo para cima, o campo magnético gerado por ele, usando a regra da mão direita, será circular e, em relação ao fio, estará saindo da página à direita e entrando à esquerda. 2. Fio S: Se a corrente está indo para baixo, o campo magnético gerado por ele, também usando a regra da mão direita, será o oposto do fio R. Assim, à direita do fio S, o campo estará entrando na página e à esquerda estará saindo. Agora, analisando os pontos: - Ponto 1: Está à esquerda de ambos os fios. O campo magnético de R está saindo da página e o de S também está saindo. Portanto, o resultado é "fora". - Ponto 2: Está entre os fios. O campo magnético de R está saindo da página e o de S está entrando. Portanto, o resultado é "dentro". - Ponto 3: Está à direita de ambos os fios. O campo magnético de R está entrando na página e o de S também está entrando. Portanto, o resultado é "dentro". Assim, a resposta correta é: c) fora, dentro, dentro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Na experiência de Oersted, o fio de um circuito passa sobre a agulha de uma bússola. Com a chave C aberta, a agulha alinha-se como mostra a figura a. Fechando-se a chave C, a agulha da bússola assume nova posição (figura b). A partir desse experimento, Oersted concluiu que a corrente elétrica estabelecida no circuito:
a) gerou um campo elétrico numa direção perpendicular à da corrente.
b) gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
c) gerou um campo elétrico numa direção paralela à da corrente.
d) gerou um campo magnético numa direção paralela à da corrente.
e) não interfere na nova posição assumida pela agulha da bússola que foi causada pela energia térmica produzida pela lâmpada.

Mais conteúdos dessa disciplina