Logo Passei Direto
Buscar
Tendo em vista esta afirmação, a opção que não dialoga com as concepções de cuidado é:
Escolha uma opção:
a. O processo de construção da aliança médico-pedagógica e seus dispositivos de poder disciplinar devem preservar as características normativas, para garantir o cuidado. O campo biomédico atuou de forma cartesiana durante muitos anos e é o caminho correto.
b. Considerando o sofrimento na adolescência como um analisador do mundo adulto, todo processo diagnóstico de adolescentes e jovens deve analisar os contextos sociais nos quais ele se insere. Esse contexto social produz desdobramentos na subjetividade dos jovens.
c. No Brasil, por ser um país extremamente desigual, a infância pobre é muitas vezes tematizada como expressão de uma “patologia social”. É importante estarmos atentos às concepções que patologizam e diminuem a experiência do outro.
d. Os agentes de cuidado da infância e da adolescência devem ficar atentos para evitar análises pautadas em lógicas individualizantes, punitivas, judicializantes e medicalizantes que fragilizam a sustentação dos espaços de cuidado na escola.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para identificar a opção que não dialoga com as concepções de cuidado, vamos analisar cada alternativa: a) Esta opção fala sobre a aliança médico-pedagógica e menciona que o campo biomédico atuou de forma cartesiana, o que sugere uma abordagem mais rígida e normativa, que pode não estar alinhada com as concepções de cuidado que priorizam a individualidade e a subjetividade. b) Esta opção considera o sofrimento na adolescência e a importância de analisar os contextos sociais, o que está em linha com uma abordagem de cuidado que leva em conta o ambiente e as experiências do indivíduo. c) Esta opção discute a patologização da infância pobre e a necessidade de estar atento a essas concepções, o que também está alinhado com uma abordagem de cuidado que busca entender e respeitar a experiência do outro. d) Esta opção enfatiza a importância de evitar análises individualizantes e punitivas, o que é fundamental para uma abordagem de cuidado que busca proteger e apoiar as crianças e adolescentes. Diante dessa análise, a opção que não dialoga com as concepções de cuidado é a) O processo de construção da aliança médico-pedagógica e seus dispositivos de poder disciplinar devem preservar as características normativas, para garantir o cuidado. O campo biomédico atuou de forma cartesiana durante muitos anos e é o caminho correto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina