Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
O ácido fólico é de fundamental importância durante a gravidez e no desenvolvimento fetal, sendo essencial para a divisão celular, para o crescimento do tecido, no neurodesenvolvimento e no desempenho cognitivo na infância e na prevenção de anemia megaloblástica na gestante. Essa sua importância é em razão do folato participar da divisão celular e do crescimento do tecido, agindo como o cofator-chave no metabolismo de um carbono e, portanto, necessário para a biossíntese de nucleotídeos, metabolismo de aminoácidos e numerosas reações de metilação; bem como no envolvimento da proliferação e crescimento de células neuronais e na síntese de neurotransmissores.
Com base no texto sobre o ácido fólico, assinale a alternativa correta:
A O consumo adequado de ácido fólico tem a função de prevenir sangramento precoce e hemorragia de qualquer natureza no recém-nascido.
B A dose recomendada para suplementação de ácido fólico deve ser de 400 microgramas de ácido fólico diariamente para gestantes.
C O folato, na forma de ácido fólico, é responsável pela síntese de proteínas musculares no feto, sendo essencial para o desenvolvimento do sistema motor.
D O Ministério da Saúde preconiza a suplementação com ácido fólico para todas as gestantes a partir do início da gravidez.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas informações sobre o ácido fólico: A) O consumo adequado de ácido fólico tem a função de prevenir sangramento precoce e hemorragia de qualquer natureza no recém-nascido. - Essa afirmação não é correta, pois o ácido fólico é mais relacionado à divisão celular e ao desenvolvimento fetal do que à prevenção de sangramentos. B) A dose recomendada para suplementação de ácido fólico deve ser de 400 microgramas de ácido fólico diariamente para gestantes. - Essa afirmação está correta, pois a recomendação geralmente é de 400 microgramas diários para gestantes. C) O folato, na forma de ácido fólico, é responsável pela síntese de proteínas musculares no feto, sendo essencial para o desenvolvimento do sistema motor. - Embora o ácido fólico seja importante para o desenvolvimento fetal, ele não é especificamente responsável pela síntese de proteínas musculares. D) O Ministério da Saúde preconiza a suplementação com ácido fólico para todas as gestantes a partir do início da gravidez. - Essa afirmação também é correta, pois o Ministério da Saúde recomenda a suplementação de ácido fólico para todas as gestantes. Analisando as alternativas, tanto a B quanto a D estão corretas, mas a B é mais específica em relação à dosagem recomendada. No entanto, a D é uma afirmação mais abrangente e também correta. Se tivermos que escolher uma única alternativa correta, a mais direta e que se alinha com as recomendações é a B: "A dose recomendada para suplementação de ácido fólico deve ser de 400 microgramas de ácido fólico diariamente para gestantes."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A anamnese consiste em uma recordação de informações ou eventos importantes atrelados à saúde, bem como pode ser tida igualmente como um momento em que é possível identificar sintomas e sinais. No âmbito nutricional a anamnese possibilita aproximação entre o examinador e o paciente, bem como permite que o examinador compreenda a realidade do paciente e, a partir disso, trace diagnósticos, tratamentos e até medidas preventivas capazes de reduzir doenças atreladas a alterações nutricionais.
Com base no texto, assinale a alternativa correta sobre a anamnese nutricional de pré-escolares:
A O local das refeições tem baixa influência na ingestão alimentar e na formação dos hábitos alimentares na infância, visto que o que interfere nessas questões são os alimentos consumidos, bem como a frequência e quantidade.
B As questões como alergias e intolerâncias alimentares, bem como tabus e crenças em relação à alimentação são importantes para guiar o profissional nutricionista na definição das metas do tratamento nutricional e na elaboração do plano alimentar.
C As informações como rotina, horários e alimentos consumidos são coletadas diretamente do pré-escolar, visto que quando as informações são trazidas pelos pais ou responsáveis pode haver viés ou má interpretação.
D A aplicação da anamnese nutricional é padronizada e focada nas questões que a contemplam, e informações complementares ou detalhes trazidos pelos pais pouco interferem na conduta do profissional.
E A anamnese nutricional de pré-escolares tem foco em questões alimentares imediatas, como o consumo de alimentos no dia anterior.

A anemia afeta cerca de 42,6% das crianças entre 6 e 59 meses em todo o mundo. No Brasil, sua prevalência é de 18,9% entre crianças de 6 a 23 meses e 5,6% entre aquelas de 24 a 59 meses, com índices mais elevados especialmente no Nordeste. Entre os fatores que contribuem para o problema estão a baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes e a baixa biodisponibilidade de ferro. Essas deficiências nutricionais levam a diferentes tipos de anemia e hipovitaminoses, aumentando a morbimortalidade infantil. A anemia por deficiência de ferro na infância pode causar atrasos no desenvolvimento, dificuldades de aprendizado, perdas cognitivas e maior vulnerabilidade a doenças infecciosas. Para enfrentar essa questão, o governo brasileiro tem implementado diversas iniciativas de prevenção e controle da anemia.
Com base no texto, analise as afirmativas sobre as políticas nacionais de prevenção à anemia:
I. A Estratégia NutriSus faz parte da Rede Cegonha e prevê a fortificação de fórmulas lácteas com micronutrientes por meio soluções oleosas no ambiente hospitalar.
II. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda suplementação de ferro para lactentes a partir dos 3 meses ou, no caso de prematuros e baixo peso, desde o 30º dia, com doses ajustadas ao peso.
III. A fortificação de alimentos prevê a adição às farinhas de trigo e milho de fumarato ferroso e sulfato ferroso de boa disponibilidade e em proporções entre 4 a 9 miligramas para cada 100 gramas de farinha.
IV. O Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF) define que crianças de seis a vinte e quatro meses de idade recebam suplementação profilática com sulfato ferroso via oral em dosagem de 1 mg/kg peso ao dia.
A II, III e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I e IV, apenas.
E III e IV, apenas.

A avaliação nutricional consiste no uso de indicadores que são capazes de fornecer, de acordo com o parâmetro utilizado, informações sobre a adequação nutricional de um indivíduo ou coletividade em relação a um padrão compatível com a saúde em longo prazo. A interpretação dessa adequação culmina na classificação do estado nutricional, que será definida de acordo com o parâmetro utilizado. [...] O momento epidemiológico de transição nutricional da população brasileira aponta para a necessidade de se conhecer e monitorar, cada vez mais precocemente, o estado nutricional, particularmente o sobrepeso/obesidade. Para tanto, é necessário empregar métodos de avaliação nutricional que abarquem as peculiaridades da dinâmica nutricional da adolescência.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação nutricional do adolescente inclui parâmetros antropométricos, anamnese alimentar e exames bioquímicos, pois o ganho de peso é mais acentuado que o crescimento linear, especialmente no início da adolescência, preparando o corpo para o estirão do crescimento.
II. A análise dos indicadores de peso por idade, altura por idade, Índice de Massa Corporal por idade e peso por Índice de Massa Corporal são essenciais para o diagnóstico nutricional completo nessa faixa etária.
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são falsas.
D A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina