Logo Passei Direto
Buscar
Estudamos na primeira unidade que, um fator importante que precisamos considerar é que o enriquecimento da classe burguesa em Portugal não se deu ao acaso. Analise as sentenças abaixo, no que concerne a esse contexto histórico: Assinale a alternativa que contém a sequência correta de Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Esse processo não tem conexão com o período histórico que hoje chamamos de Revolução de Avis.
( ) Antes da “Revolução de Avis”, Portugal se encontrava frequentemente depende do reino de Castella, seu mais forte (e único) vizinho, em um período de enorme crise política.
( ) Foi por meio da chamada “Revolução de Avis” que a monarquia portuguesa conseguiu finalmente se centralizar, unificando o norte e o sul da nação.
( ) Com a nação unificada sob a figura de um novo rei, chamado de D. João I, Portugal supera algumas de suas debilidades e se consolida como “nação”.
( ) O resultado desse processo permeado pela “Revolução de Avis” a médio e longo prazo foi a possibilidade de desenvolver-se internamente por meio da atividade política e mercantil, garantindo aos chamados “burgueses”, uma importante e inédita prosperidade.
a. V-V-V-F-F.
b. F-F-V-V-V.
c. V-V-V-V-F.
d. F-V-V-V-V.
e. F-V-F-V-V.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o contexto histórico da Revolução de Avis: ( ) Esse processo não tem conexão com o período histórico que hoje chamamos de Revolução de Avis. É falsa (F). A Revolução de Avis é um marco importante na história de Portugal e está diretamente relacionada ao fortalecimento da burguesia e à centralização do poder. ( ) Antes da “Revolução de Avis”, Portugal se encontrava frequentemente dependente do reino de Castela, seu mais forte (e único) vizinho, em um período de enorme crise política. É verdadeira (V). Portugal realmente enfrentou crises políticas e dependência em relação a Castela antes da Revolução de Avis. ( ) Foi por meio da chamada “Revolução de Avis” que a monarquia portuguesa conseguiu finalmente se centralizar, unificando o norte e o sul da nação. É verdadeira (V). A Revolução de Avis foi crucial para a centralização do poder em Portugal. ( ) Com a nação unificada sob a figura de um novo rei, chamado de D. João I, Portugal supera algumas de suas debilidades e se consolida como “nação”. É verdadeira (V). D. João I foi um rei importante que ajudou a consolidar a nação portuguesa após a Revolução de Avis. ( ) O resultado desse processo permeado pela “Revolução de Avis” a médio e longo prazo foi a possibilidade de desenvolver-se internamente por meio da atividade política e mercantil, garantindo aos chamados “burgueses”, uma importante e inédita prosperidade. É verdadeira (V). A Revolução de Avis permitiu o desenvolvimento da burguesia e a prosperidade econômica em Portugal. Portanto, a sequência correta é: F - V - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a d) F - V - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Companhia de Jesus atracou em terras brasileiras em 1549, junto com o Governo-geral de Tomé de Sousa. Seu objetivo era catequizar os nativos e amealhar mais fiéis à fé cristã, de inclinação católica. Um dos motivos disso foi ______________________ que converteu grande parte dos fiéis católicos europeus ao protestantismo. Assinale a alternativa correta.
a. A colonização.
b. A Reforma Protestante.
c. O renascimento.
d. O iluminismo.
e. A Contra-reforma.

Se tratando de riquezas, a intenção dos portugueses, assim como a dos espanhóis, era encontrar ouro nas terras americanas. Os portugueses não foram tão felizes quanto os espanhóis nessa missão, pelo menos em um primeiro momento. Dessa forma, analisaram o território e viram o poderiam tirar proveito. Qual foi o primeiro recurso natural a ser explorado?
Assinale a alternativa correta.
a. Pau-brasil
b. Algodão
c. Café
d. Ouro
e. Açúcar

Aos poucos, a casa grande, liderada pelo senhor do engenho, suas vontades e redes de poder, dão espaço para maneiras e costumes importados da Europa nos navios trazidos pela Corte. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. Antes da chegada de D. João VI, a cidade estava confinada a uma restrita área central. II. Antes da corte vir para o Rio de Janeiro, a cidade possuía ruas estreitas, mal calçadas, era suja, sem remoção de lixo. III. D. João VI concedia graças, o que constituía seu capital simbólico, como moeda de troca para estabelecer relações e favores com os endinheirados negociantes fluminenses.
a. Apenas I está correta.
b. II e III estão corretas, apenas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Apenas II está correta.
e. I e II estão corretas, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina