Logo Passei Direto
Buscar
Qual dos seguintes aspectos da Declaração de Viena de 1993 foi crucial para fortalecer o sistema internacional de proteção dos direitos humanos?
Reconhecimento da soberania absoluta dos Estados na promoção dos direitos humanos.
Aceitação de que a diversidade cultural justifica exceções aos direitos humanos universais.
Estabelecimento do direito ao desenvolvimento como parte integrante dos direitos humanos fundamentais.
Priorização dos direitos civis e políticos sobre os direitos econômicos, sociais e culturais.
Exclusão das organizações não governamentais (ONGs) do processo de monitoramento das violações de direitos humanos.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

O aspecto crucial da Declaração de Viena de 1993 que fortaleceu o sistema internacional de proteção dos direitos humanos foi o "Estabelecimento do direito ao desenvolvimento como parte integrante dos direitos humanos fundamentais". Essa inclusão reconhece que o desenvolvimento e a promoção dos direitos humanos estão interligados, reforçando a ideia de que todos têm direito a um padrão de vida adequado e ao desenvolvimento social e econômico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no que dispõe o próprio Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos - PIDCP, assinale a opção que apresenta o esclarecimento dado à Comissão.
Com base no que dispõe o próprio Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos - PIDCP, assinale a opção que apresenta o esclarecimento dado à Comissão.
É admissível a suspensão das obrigações decorrentes do PIDCP quando houver, no âmbito do Estado-parte, um ato formal do Poder Legislativo e do Poder Executivo declarando o efeito suspensivo, desde que tal ato declare um prazo para essa suspensão, que, em nenhuma hipótese, pode exceder o período de 2 anos.
Caso situações excepcionais ameacem a existência da nação e sejam proclamadas oficialmente, os Estados-partes podem adotar, na estrita medida exigida pela situação, medidas que suspendam as obrigações decorrentes do PIDCP, desde que tais medidas não acarretem discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião ou origem social.
O PIDCP prevê que os Estados-partes podem suspender as obrigações decorrentes do pacto sempre que julgarem necessário para a segurança nacional, independentemente de aprovação legislativa, desde que tal suspensão seja temporária e estritamente necessária para enfrentar ameaças internas ou externas.
Em nenhuma hipótese ou situação os Estados-partes do PIDCP podem adotar medidas que suspendam as obrigações decorrentes do Pacto, uma vez que, ratificado o Pacto, todos os seus direitos vigoram de forma efetiva, não sendo admitida nenhuma possibilidade de suspensão ou exceção.
Mesmo ratificado, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e os direitos nele contidos não podem ser caracterizados como normas vigentes, uma vez que se trata de direitos em sentido fraco, de forma que apenas os direitos fundamentais, previstos na Constituição, são direitos em sentido forte.

No âmbito do sistema composto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, o recebimento de petições contendo denúncias ou queixas de violação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos por um Estado-Parte compete à:
No âmbito do sistema composto pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos e pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, o recebimento de petições contendo denúncias ou queixas de violação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos por um Estado-Parte compete à:
Corte, podendo a petição ser formulada por pessoa ou grupo de pessoas, ou por entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-Membros da Organização dos Estados Americanos.
Comissão, podendo a petição ser formulada por pessoa ou grupo de pessoas, estando os peticionários legitimados a submeter o caso à decisão da Corte se, após esgotado o trâmite perante a Comissão, subsistirem os motivos da petição.
Comissão, podendo a petição ser formulada por pessoa ou grupo de pessoas, ou por entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-Membros da Organização dos Estados Americanos.
Comissão, se a petição for formulada por pessoa ou grupo de pessoas, e à Corte, se a petição for formulada por entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-Membros da Organização dos Estados Americanos.
Corte, se a petição for formulada por pessoa ou grupo de pessoas, e à Comissão, se a petição for formulada por entidade não governamental legalmente reconhecida em um ou mais Estados-Membros da Organização dos Estados Americanos.

Mais conteúdos dessa disciplina