Logo Passei Direto
Buscar
Durante a história das sociedades, as pessoas aprenderam a se organizar em grupo, a partilhar soluções técnicas e políticas, bem como desenvolver linguagens. Assim, o estudo sobre a sociedade envolve diferentes tipos de informação, seja informação quantitativa ou qualitativa que possa descrever como ocorre o fenômeno social.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Nas conversas do cotidiano, é normal as pessoas opinarem sobre a vida em sociedade.
II- O senso comum também é uma fonte de debate sobre a vida política e social.
III- As pessoas podem ter, em alguma área, uma opinião mais crítica sobre a sociedade.
IV- Temas como família e poder ficam de foram do estudo sobre a sociedade.
User badge image
Educa-Cultura

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I- Nas conversas do cotidiano, é normal as pessoas opinarem sobre a vida em sociedade. Verdadeiro, é comum que as pessoas expressem suas opiniões sobre questões sociais em conversas informais. II- O senso comum também é uma fonte de debate sobre a vida política e social. Verdadeiro, o senso comum é frequentemente utilizado como base para discussões sobre temas sociais e políticos. III- As pessoas podem ter, em alguma área, uma opinião mais crítica sobre a sociedade. Verdadeiro, é possível que indivíduos desenvolvam opiniões críticas em relação a aspectos específicos da sociedade. IV- Temas como família e poder ficam de fora do estudo sobre a sociedade. Falso, temas como família e poder são centrais no estudo das ciências sociais e não ficam de fora. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III são verdadeiras, enquanto a IV é falsa. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: a) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Dentre as mudanças que a modernidade impôs à sociedade do século XVIII e XIX, em especial às concepções e mentalidades, na qual se tem que o espaço ocupado pelas tradições sagradas foi gradualmente suplantado pelo espaço profano, ou seja, o conjunto de valores da sociedade que se caracterizava como sendo cristão católico, foi substituído pelos valores científicos e racionais.
No que define e caracteriza estas duas concepções, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Espaço sagrado.
II- Espaço profano.
( ) Neste espaço é que a ciência moderna dedicou sua maior preocupação e encontrou na arte e na literatura o terreno fértil para a difusão das críticas e das novas teorias.
( ) Condiz com a representação do universo mítico religioso, que concerne à dimensão espiritual, ou melhor, do céu, de contemplação dos milagres e revelações divinas.
( ) Manteve-se soberano em meio às mentalidades da época medieval, na qual o mundo encontrava-se dividido numa esfera sublunar, e outra celeste e divina.
( ) Correspondia à dimensão de natureza material, a qual pertencem os atos e os fenômenos tidos como suspeitos e corruptíveis da existência humana.

Os primeiros ares e sinais do período conhecido como modernidade podem ser identificados no interior dos movimentos, como o renascimento cultural, do humanismo e da reforma protestante que remontam aos primórdios do século XV. Diante de que contexto social, religioso e cultural estes movimentos emergiam e se afirmavam? Que concepções e valores defendiam? Sobre essas questões, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) Insurgiam-se diversas vertentes que procuravam contestar o dogmatismo e a dominação ideológica praticada pela Igreja Católica e, por outro lado, defendia a renovação intelectual em toda Europa.
( ) Os movimentos artísticos e intelectuais procuravam alterar a concepção de um homem pecador, e Deus encontrava-se no centro do Universo. Por outro lado, defendiam a ideia de que o homem possuía as condições plenas de realização e que deveria colocar-se no centro do universo.
( ) Estes movimentos procuravam se diferenciar do período anterior e defender novas ideias/concepções. Acabou por difundir que a Idade Média caracterizava-se por ser de profundo rebuscamento, busca pela perfeição técnica e científica de qualquer empreendimento ou teoria.
( ) Apresentavam-se como pertencentes a um tempo melhor, de maior esclarecimento, em que o período anterior era caracterizado como de profundo obscurantismo e retrocesso causado pela forte dominação das ideias religiosas.

Quando os projetos da modernidade são avaliados e refletidos na sua totalidade, ganham ênfase aspectos que se apresentam como uma "faca de dois gumes", ou seja, ela fornece elementos pelos quais pode ser louvada assim como condenada.
É condenada quando são levados em consideração apenas os custos. Não se pode levar em consideração somente esta interpretação/perspectiva, existe toda uma gama de benefícios e avanços os quais a modernidade foi responsável por promover, como o melhoramento e o desenvolvimento da humanidade. Sobre esses benefícios, analise as sentenças a seguir:
I- Quanto às realizações positivas dos projetos de modernidade, é possível mencionar as preocupações da política imperialista que as nações europeias exerceram sobre os países asiáticos e africanos.
II- No campo do trabalho e da produção industrial, pode-se indicar a gradual substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado, e a substituição da mão de obra humana por máquinas em situações de risco.
III- Na esfera política, pode-se indicar a substituição de regimes monárquicos ou totalitários por regimes republicanos e democráticas, que previam a existência de constituições que regulamentam os governos, bem como de processos eleitorais e tempos determinados de governo.
IV- No ano de 1789, no mesmo ano em que ocorreu a Revolução Francesa, foi publicada a Declaração dos Direitos do homem e do cidadão, que defendia os ideais de liberdade e igualdade entre os indivíduos.

Mais conteúdos dessa disciplina