Comissões hospitalares são grupos organizados dentro de um hospital, compostos por profissionais de saúde, administradores e outros membros da equipe hospitalar, que se reúnem regularmente.
Considerando a Resolução nº 1.821/2007 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 36/2013 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), qual é a principal responsabilidade das Comissões Hospitalares?
Ed
ontem
Para responder à pergunta sobre a principal responsabilidade das Comissões Hospitalares, é importante considerar o que as resoluções mencionadas (Resolução nº 1.821/2007 do CFM e RDC nº 36/2013 da ANVISA) enfatizam em relação à qualidade e segurança nos serviços de saúde. Vamos analisar as alternativas: A) Contribuir para a identificação de problemas e a busca por soluções inovadoras. - Embora importante, não é o foco principal das comissões. B) Garantir a padronização de práticas e a busca constante pela melhoria. - Essa é uma responsabilidade relevante, mas não abrange totalmente o escopo das comissões. C) Favorecer a implementação de boas práticas e a correção de eventuais não conformidades. - Esta alternativa é bastante pertinente, pois as comissões têm um papel importante na implementação de boas práticas. D) Promover uma abordagem interdisciplinar na resolução de desafios. - Embora a interdisciplinaridade seja importante, não é a principal responsabilidade. E) Implementar ações que visem a qualidade, segurança e eficiência nos cuidados prestados aos pacientes. - Esta alternativa abrange de forma ampla o objetivo das comissões, que é garantir a qualidade e segurança no atendimento. Após essa análise, a alternativa que melhor representa a principal responsabilidade das Comissões Hospitalares é: E) Implementar ações que visem a qualidade, segurança e eficiência nos cuidados prestados aos pacientes.