"Por que os Estados Unidos são tão ricos e nós não? Essa pergunta já provocou muita reflexão. Desde o século XIX a explicação dos norte-americanos para seu 'sucesso' diante dos vizinhos da América hispânica e portuguesa foi clara: havia um ‘destino manifesto’ [...]
No Brasil sempre houve desconfiança sobre a ideia de um 'destino manifesto' que privilegiasse o governo de Washington. Porém, muito curiosamente, criou-se aqui uma explicação tão fantasiosa como aquela. A riqueza deles e nossas mazelas decorreriam de dois modelos históricos: as colônias de povoamento e as de exploração. As colônias de exploração seriam as ibéricas. As áreas colonizadas por Portugal e Espanha existiriam apenas para enriquecer as metrópoles [...].
O oposto das colônias de exploração seriam as de povoamento. Para lá as pessoas iriam para morar definitivamente. A atitude não era predatória, mas preocupada com o desenvolvimento local.
[...]
Na verdade, só podemos falar em projeto colonial nas áreas portuguesa e espanhola. Só nelas houve preocupação constante e sistemática quanto às questões da América. A colonização da América do Norte inglesa, [...] foi assistemática.
[...]
Decorridos cem anos do início da colonização, caso comparássemos as duas Américas, constataríamos que a ibérica tornou-se muito mais urbana e possuía mais comércio, maior população e produções culturais e artísticas mais 'desenvolvidas' que a inglesa.
[...]
Não é, certamente, nessa explicação simplista de exploração e povoamento que encontraremos as respostas para as tão gritantes diferenças na América. Entender a especificidade das colônias inglesas na América do Norte significa falar da Inglaterra moderna".
Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Segundo o texto, a riqueza dos Estados Unidos e as mazelas do Brasil seriam explicadas pela ideia fantasiosa de que esses países teriam sido submetidos a modelos de colonização distintos: as colônias de povoamento e as de exploração. No entanto, tais modelos coloniais são criticados atualmente.
PORQUE
II. As críticas a esses modelos, em consonância com o texto, possuem vários motivos, entre os quais podemos citar: só se pode falar de um projeto colonial efetivo quando se trata das colônias espanholas e portuguesas, pois a colonização dos territórios ingleses na América teria sido assistemática; as colônias ibéricas apresentavam características urbanas, além de comércio e produções culturais e artísticas mais desenvolvidos que a dos ingleses.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar as asserções I e II: I. Segundo o texto, a riqueza dos Estados Unidos e as mazelas do Brasil seriam explicadas pela ideia fantasiosa de que esses países teriam sido submetidos a modelos de colonização distintos: as colônias de povoamento e as de exploração. No entanto, tais modelos coloniais são criticados atualmente. Essa afirmação é verdadeira, pois o texto menciona a distinção entre os modelos de colonização e critica a simplificação dessa explicação. II. As críticas a esses modelos, em consonância com o texto, possuem vários motivos, entre os quais podemos citar: só se pode falar de um projeto colonial efetivo quando se trata das colônias espanholas e portuguesas, pois a colonização dos territórios ingleses na América teria sido assistemática; as colônias ibéricas apresentavam características urbanas, além de comércio e produções culturais e artísticas mais desenvolvidos que a dos ingleses. Essa afirmação também é verdadeira, pois reflete o que o texto discute sobre a colonização. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas asserções. A asserção II fornece justificativas para a crítica apresentada na asserção I, explicando por que os modelos coloniais são considerados fantasiosos e criticados. Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.