Os sistemas de tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde devem estar licenciados pelo órgão ambiental competente para fins de funcionamento e submetidos a monitoramento de acordo com parâmetros e periodicidade definidos no licenciamento ambiental. Portanto, de acordo com essa resolução, cada resíduo, de acordo com a sua classificação, deve ter um tratamento específico e ser encaminhado para uma disposição final correta (BRASIL, 2005).
Uma pesquisa realizada na Unidades de Saúde do Município de Jaú, interior do Estado de São Paulo, verificou que o destino final da maioria dos RSS gerados nas Unidades de Saúde de pequeno porte é o aterro sanitário, com exceção das carcaças de animais não contaminados com príons, que foram enterradas no cemitério de animais da região (De Castro et al., 2007).
Com base no que foi mencionado, qual das alternativas abaixo representa o grupo do resíduos de carcaça de animais:
Múltipla Escolha:
Ed
há 3 dias
Os resíduos de carcaças de animais não contaminados com príons são classificados como resíduos do Grupo D, que se referem a resíduos não perigosos. Portanto, a alternativa correta é: Grupo D.