Em uma escola de médio porte, o professor de Educação Física percebeu que há baixa adesão dos alunos às atividades cooperativas. A maioria demonstra preferência por práticas individuais ou por esportes com forte caráter competitivo.
De acordo com relatório pedagógico, 68% dos alunos afirmam sentir-se mais confortáveis em atividades que não exigem interação grupal intensa. A equipe escolar propõe, como estratégia transversal, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, buscando fortalecer a empatia, a colaboração e o respeito mútuo.
Considerando o contexto apresentado, qual deve ser a ação mais adequada do professor de Educação Física para promover a participação dos alunos em atividades cooperativas e contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais?
Múltipla Escolha:
Ed
há 2 semanas
A ação mais adequada do professor de Educação Física, considerando o contexto apresentado, é: Planejar sequências didáticas que integrem gradualmente elementos cooperativos em jogos e atividades físicas, respeitando os níveis de conforto dos alunos e promovendo situações de escuta, colaboração e resolução de conflitos, em sintonia com as diretrizes da escola para o trabalho com competências socioemocionais. Essa abordagem permite que os alunos se sintam mais à vontade e, ao mesmo tempo, desenvolvam habilidades socioemocionais importantes.