Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Outros
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Ética, cidadania e sustentabilidade, sabemos que existe uma vertente dos estudos filosóficos que defende uma perspectiva de cunho religiosos e determinístico, definindo três fontes básicas de origem da moral.
Quais são elas?
A - A realidade vivencial, a humanidade e a natureza.
B - O homem, os valores e a ciência.
C - Deus, a natureza e o homem.
D - A natureza, a sociedade e os princípios éticos.
E - As ciências, a natureza e Deus.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar quais são as três fontes básicas de origem da moral segundo a vertente religiosa e determinística mencionada. Analisando as alternativas: A - A realidade vivencial, a humanidade e a natureza. - Essa opção não menciona uma fonte religiosa. B - O homem, os valores e a ciência. - Também não inclui uma perspectiva religiosa. C - Deus, a natureza e o homem. - Esta opção inclui Deus, que é uma fonte religiosa, e também menciona a natureza e o homem, que são frequentemente discutidos em contextos morais. D - A natureza, a sociedade e os princípios éticos. - Embora mencione a natureza e princípios éticos, não inclui uma fonte religiosa. E - As ciências, a natureza e Deus. - Inclui Deus, mas a menção às ciências pode não se alinhar com a perspectiva religiosa e determinística. A alternativa que melhor se encaixa na descrição de uma perspectiva religiosa e determinística, definindo três fontes básicas de origem da moral, é: C - Deus, a natureza e o homem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com o livro base da disciplina, responda: qual a preocupação da Moral?
Assinale a alternativa correta:
A A moral deve ser passível de uma formulação simples, sem pressuposição de um conjunto complexo, mas que seja global, de tal forma que abranja o todo e não apenas partes do fenômeno observado.
B A moral deve ser aberta, flexível e capaz de provocar novas situações e perspectivas para a própria reflexão, com foco nas possibilidades, nas alternativas, no dever-ser, no possível.
C A moral deve ser isolada de seu contexto de origem, situando-se, portanto, no conjunto de relações em que ocorre e refletindo as interdependências que o permeiam.
D A moral preocupa-se com a construção e a determinação do conjunto de prescrições e normas que se destinam a assegurar a vida em comum de forma justa e harmônica.
E A moral se constitui no campo prático e factual, no qual tais normas e prescrições se desenvolvem e se expressam nas ações práticas e cotidianas dos sujeitos, dos grupos sociais e das sociedades e culturas.

Conforme as proposições de Japiassú e Marcondes (1990), podemos considerar que a ética é a parte da filosofia prática cujos objetivos estão voltados para a elaboração de reflexões sobre os problemas fundamentais da moral (fundamentos da obrigação, do dever, da natureza do bem e do mal, do valor da consciência moral etc.), com base em proposições sobre o conjunto das regras de conduta consideradas universalmente válidas.
De acordo com o livro base da disciplina, o que a reflexão filosófica, por seu cunho não determinístico, propõe de ética? Assinale a alternativa correta:
A - É o campo vivencial das normas e dos princípios morais, campo no qual podem ocorrer tanto o cinismo quanto o moralismo ético, pontos extremos da vida moral. Entendemos, portanto, que nenhum deles seja adequado, por se constituírem em posturas extremas, de cunho fundamentalista e determinista (radicalismos e reducionismos), caracterizando-se por não possibilitar a ação dialogal e dialética sobre as ações humanas à luz de reflexões eticamente situadas.
B - É algo que permite a cada sujeito adquirir maior capacidade de discernimento, ou seja, aumenta a percepção crítica dos sujeitos sobre o mundo, de tal modo que não se deixem massificar, escravizar, anular e subjugar por seus semelhantes, vistos como seus dominantes.
C - É a percepção extraordinária do indivíduo contemporâneo perante as crises dramáticas da civilização e a ruptura de seus horizontes pela própria capacidade humana de prover criações e artefatos sociais e industriais destrutivos. Isso o faz relacionar-se com uma nova dimensão: a da liberdade-necessidade-responsabilidade participativa.
D - Designa os costumes, o comportamento ou as regras que os regem e apresenta um sentido bastante vasto na medida em que diz respeito ao agir humano, aos comportamentos cotidianos e às possíveis escolhas existenciais das pessoas, dos grupos sociais e/ou sociedade e culturas.
E - Conjunto de relações efetivas ou atos concretos que adquirem um significado moral, com respeito à moral vigente naquela sociedade e/ou naquele respectivo grupo social.

Mais conteúdos dessa disciplina