Logo Passei Direto
Buscar
A análise dos concorrentes, por sua vez, é uma parte específica da análise externa que se concentra nos concorrentes diretos e indiretos da empresa.
Por que é importante separar a análise externa da análise dos concorrentes?
User badge image
EstrategiaEmpresarial

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Separar a análise externa da análise dos concorrentes é importante porque: 1. Abrangência: A análise externa considera fatores mais amplos, como tendências de mercado, mudanças econômicas, sociais e tecnológicas, enquanto a análise dos concorrentes foca especificamente nas ações e estratégias dos concorrentes. 2. Identificação de Oportunidades: A análise externa ajuda a identificar oportunidades e ameaças no ambiente de negócios que não estão diretamente relacionadas aos concorrentes, como novas demandas do consumidor ou inovações tecnológicas. 3. Estratégias Diferenciadas: Compreender o ambiente externo permite que a empresa desenvolva estratégias que não apenas respondam aos concorrentes, mas que também aproveitem as condições do mercado para se destacar. 4. Visão Holística: A separação proporciona uma visão mais completa do cenário em que a empresa opera, permitindo decisões mais informadas e estratégicas. Esses pontos ajudam a empresa a se posicionar de maneira mais eficaz no mercado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É um tipo de estratégia organizacional que sugere que a empresa adquira ou inicie negócios alternativos aos produtos existentes e aos mercados em que a empresa atua. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esse tipo de estratégia:
a- Estratégia de diversificação.
b- Estratégia de penetração de mercado.
c- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
d- Estratégia de desenvolvimento de produto.

No contexto da cultura organizacional, a funcionalidade da organização é como o ecossistema de uma floresta, na qual a flora e fauna, com suas particularidades, fazem parte integral dela, ou seja, cada planta, inseto e animal fazem parte da dinâmica funcional desta.
Considerando o exposto no contexto da cultura organizacional, analise as seguintes sentenças:
I- A organização é como um organismo vivo, na qual cada um dos funcionários vai se integrando a uma das partes, ou setores da organização, que devem ser interdependentes.
II- Uma organização é como um organismo vivo, o qual vai se integrando e logo incorporando a cada uma das partes, ou áreas da organização, aliás, setores que devem ser independentes.
III- Quando um funcionário é aceito em uma organização, ele deverá aceitar sem questionamentos a estrutura funcional da organização, pois o objetivo é executar tarefas em função dos grandes objetivos organizacionais.
IV- Quando um funcionário entra em uma organização, será por algum determinado motivo. Para fazer parte funcional dentro da organização, o funcionário deve satisfazer a necessidade de aceitação social dentro da organização.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

Dentre os fatores externos que influenciam as organizações, ou seja, aqueles sobres os quais a organização não tem controle, destaca-se a Economia, que afeta de forma conjunta a oferta e a demanda de bens e serviços.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de indicadores que podem auxiliar as empresas a gerirem esse fator externo:
a) Padrão de consumo, nível de emprego e política fiscal.
b) Taxas de juros, inflação e padrão de consumo.
c) Legislação comercial, renda real da população e taxa de crescimento da renda.
d) Nível de emprego, taxa de distribuição de renda e política tributária.

A Matriz GE, elaborada em conjunto pela General Eletric e pela empresa de consultoria McKinsey, é um modelo utilizado para análise de portfólio de unidades de negócios, ou seja, permite identificar quais são as unidades de negócio mais importantes para a empresa, oportunizando a maximização de seus pontos fortes e o aproveitamento de oportunidades de negócios advindas dos negócios e mercados mais atrativos.
Com relação à Matriz GE, utilizada para analisar e classificar unidades de negócios e/ou produtos, analise as afirmativas a seguir:
I- Os critérios de análise da matriz são, respectivamente, a atratividade do setor e a posição competitiva da empresa.
II- Com base nos critérios de análise, as empresas bem-sucedidas são aquelas que apresentam forte posição competitiva em um setor de baixa atratividade.
III- Empresas que apresentam uma posição competitiva fraca em um segmento de alta atratividade, são consideradas medianas.
a) Somente a afirmativa III está correta.
b) As afirmativas I e III estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Quando os gestores de uma empresa desejam observar a situação interna da organização, eles começam por meio da uma análise interna. Isto é feito a partir do diagnóstico das funções operacionais, logísticas e financeiras.
Quanto aos aspectos que devem ser levados em consideração na análise da situação financeira interna, analise as afirmativas a seguir:
I- As políticas de recrutamento e seleção devem ser levadas em consideração na análise da abordagem financeira.
II- O potencial de gerar lucro é um aspecto que deve ser levado em consideração na análise da situação financeira.
III- O clima de trabalho deve ser levado em consideração na análise da abordagem financeira.
IV- As políticas de concessão de créditos oferecidos aos seus clientes devem ser consideradas na análise do capital de giro e período de cobrança das vendas a prazo.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) Somente a afirmativa I está correta.
d) As afirmativas II e IV estão corretas.

A principal finalidade da análise externa é estudar a relação da empresa com o ambiente em termos de oportunidades e ameaças, além de avaliar como a empresa está posicionada com seus produtos em relação ao mercado que deseja futuramente.
Quanto à classificação das oportunidades e ameaças ambientais e às ameaças naturais, assinale a alternativa CORRETA:
A São as situações adicionais à empresa, provocando modificações de estrutura e foco de conhecimento.
B São as que estão incorporadas à natureza da empresa. É o risco empresarial da indústria eletrônica, pela própria evolução tecnológica do setor.
C São oportunidades que modificam em maior amplitude a empresa, pois requerem grande capacitação profissional, pesquisas, desenvolvimento e, por vezes, grandes investimentos em tecnologia de ponta.
D Fazem parte da natureza da empresa. Um exemplo dessa oportunidade pode ser a indústria de computadores. Nesse caso, a empresa simplesmente deve verificar se os seus recursos e competências se adaptam aos requisitos da oportunidade natural.

É um elemento da cultura organizacional que corresponde às comemorações realizadas pela empresa. Ele tem como objetivo reforçar os valores e os comportamentos valorizados pela organização.
A que elemento cultural se refere essa afirmação?
A Valores.
B Mitos.
C Tabus.
D Rituais.

As cinco forças de Porter é um modelo para a análise da competitividade do ambiente externo de uma empresa e o setor em que está inserida. Este modelo foi criado por Michael Porter na década de 1970.
Sobre as forças de Porter, analise as sentenças a seguir:
I- A rivalidade entre os concorrentes acontece por meio de preços, serviços ao consumidor, utilização do produto, sofisticação técnica e propaganda.
II- A rivalidade com produtos substitutos acontece porque o preço, a qualidade e o grau de substituição limitam os preços e em consequência os lucros.
III- O poder de barganha dos compradores e fornecedores é evidenciado quanto mais os clientes barganham os preços, menor eles tendem a ficar; mas se isso acontece com os fornecedores a tendência é que os custos fiquem mais baixos. A união destes dois fatores de barganhar aumentam os lucros da empresa.
IV- Quanto mais empresas no mesmo ramo de atuação, mais opções de escolhas os clientes têm e assim há o risco de a sua empresa ser mais atrativa.
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) I e IV.
d) II e III.

É um tipo de oportunidade que requer que a organização invista em P&D, novas tecnologias e desenvolvimento profissional. Além da oferta de novos produtos, esta oportunidade também pode promover a criação de novas empresas ou setores econômicos. A que tipo de oportunidade se refere essa afirmação?
a) Oportunidade natural.
b) Oportunidade de evolução.
c) Oportunidade de inovação.
d) Oportunidade sinérgica.

Mais conteúdos dessa disciplina