Em relação à escravidão, algumas poesias e obras dos séculos XVIII e XIX foram contra tal condição, caso de Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães, na qual retrata uma escrava de cor de pele branca, mas de ascendência negra, que sofre as consequências da origem negra de sua mãe escrava.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise as asserções abaixo quanto à veracidade das proposições para, em seguida, assinalar a alternativa CORRETA:
As alforrias tornaram-se mais comuns no século XVIII, principalmente na região de Minas Gerais, mas apenas no século XIX houve o fim da escravidão no Brasil de modo formal, especificamente a partir de 1850 – com o fim do tráfico de escravos – e em 13 de maio de 1888 – com a abolição da escravidão no País.
AFINAL
Nunca houve um grupo cultural ou linguístico denominado “tapuia”, termo este que nada mais é do que, basicamente, o inexistente vocábulo tupi miticamente utilizado para designar os que não falavam essa língua, ou seja, povos de outros troncos ou famílias linguísticas.
Sobre estas duas asserções, é CORRETO afirmar que
Ed
ontem
Vamos analisar as asserções apresentadas: 1. As alforrias tornaram-se mais comuns no século XVIII, principalmente na região de Minas Gerais, mas apenas no século XIX houve o fim da escravidão no Brasil de modo formal, especificamente a partir de 1850 – com o fim do tráfico de escravos – e em 13 de maio de 1888 – com a abolição da escravidão no País. - Essa afirmação é verdadeira. As alforrias realmente se tornaram mais comuns no século XVIII, e o fim do tráfico de escravos ocorreu em 1850, seguido pela abolição da escravidão em 1888. 2. Nunca houve um grupo cultural ou linguístico denominado “tapuia”, termo este que nada mais é do que, basicamente, o inexistente vocábulo tupi miticamente utilizado para designar os que não falavam essa língua, ou seja, povos de outros troncos ou famílias linguísticas. - Essa afirmação é falsa. O termo "tapuia" foi utilizado para designar grupos indígenas que não falavam a língua tupi, mas isso não significa que não houvesse um grupo cultural ou linguístico associado a esse termo. Portanto, a afirmação é incorreta. Com base na análise, a primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa. Assim, a alternativa correta deve afirmar que apenas a primeira asserção é verdadeira. Se houver uma alternativa que reflita isso, essa será a resposta correta. Se precisar de mais informações sobre as alternativas, por favor, forneça-as para que eu possa ajudar melhor!