Vygotsky descreveu a zona de desenvolvimento proximal como a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar por intermédio da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (adaptado).
Para criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir, é fundamental que, nas situações de aprendizagem, o professor
a.
destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema.
b.
indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem.
c.
forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.
d.
anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la.
Ed 
há 2 meses
Para responder à pergunta sobre a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, precisamos considerar o papel do professor na mediação do aprendizado. A zona de desenvolvimento proximal é onde o aluno pode realizar tarefas com a ajuda de um adulto ou de colegas mais capazes, e o professor deve atuar como um facilitador nesse processo. Vamos analisar as alternativas: a) Destaque erros e equívocos cometidos pelos alunos e espere que encontrem o problema. - Essa abordagem pode ser útil, mas não envolve a mediação ativa do professor. b) Indique o erro e a resposta correta, propondo, sempre que necessário, novas situações de aprendizagem. - Essa opção é mais direta, mas pode não promover a autonomia do aluno. c) Forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário. - Essa alternativa reflete bem a ideia de mediação e suporte, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades com a orientação do professor. d) Anuncie que algo está errado e espere que os alunos encontrem o equívoco, fornecendo a resposta correta caso não consigam obtê-la. - Essa abordagem é passiva e não promove a interação necessária para o desenvolvimento. A alternativa que melhor se alinha com a abordagem de Vygotsky e a ideia de intervenção na zona de desenvolvimento proximal é: c) forneça pistas aos alunos e fique atento ao curso de raciocínio destes, reformulando questões ou problemas sempre que for necessário.