Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a preparação psicológica, Markunas (2010, p. 36) ressalta que a avaliação psicológica se relaciona diretamente e intrinsecamente com o processo de treinamento, não sendo possível ser compreendida fora desse contexto. Levando em consideração a afirmativa da autora, e na hipótese de você ser o(a) psicólogo (a) do esporte, assinale a afirmativa que responda qual ou quais as necessidades(s) seria(m) mais adequada (s) para realizar a preparação psicológica no contexto esportivo da melhor forma.
Qual ou quais as necessidades(s) seria(m) mais adequada (s) para realizar a preparação psicológica no contexto esportivo da melhor forma?
a. Conhecer e manejar as testagens psicológicas, que contribuirão de forma assertiva a necessidade de respostas fidedignas, que subsidiarão a preparação psicológica do atleta bem como o acompanhamento de sua performance.
b. Conhecer e manejar as teorias da Psicologia, elegendo uma intervenção que seja possível de aplicá-la no contexto esportivo; fazendo parcerias com outros profissionais durante o processo para a compor uma equipe interdisciplinar.
c. Conhecer e manejar a teoria do treinamento esportivo estabelecendo parcerias com diversos profissionais envolvidos no processo, que possam pensar formas e possibilidades de intervenção.
d. Estabelecer parcerias com profissionais que possam agregar na elaboração da preparação psicológica do atleta.
e. Conhecer a teoria do treinamento de pessoas, estabelecendo parcerias com diversos profissionais, que possam pensar em intervenção centrada no atleta.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para responder à pergunta sobre a preparação psicológica no contexto esportivo, precisamos analisar as opções apresentadas e identificar qual delas aborda de forma mais completa as necessidades para realizar essa preparação. a) Conhecer e manejar as testagens psicológicas, que contribuirão de forma assertiva a necessidade de respostas fidedignas, que subsidiarão a preparação psicológica do atleta bem como o acompanhamento de sua performance. - Esta opção é importante, pois a avaliação psicológica é fundamental, mas não abrange todo o contexto da preparação. b) Conhecer e manejar as teorias da Psicologia, elegendo uma intervenção que seja possível de aplicá-la no contexto esportivo; fazendo parcerias com outros profissionais durante o processo para compor uma equipe interdisciplinar. - Esta opção é bastante abrangente, pois envolve conhecimento teórico e a importância do trabalho em equipe. c) Conhecer e manejar a teoria do treinamento esportivo estabelecendo parcerias com diversos profissionais envolvidos no processo, que possam pensar formas e possibilidades de intervenção. - Embora importante, foca mais na teoria do treinamento do que na preparação psicológica em si. d) Estabelecer parcerias com profissionais que possam agregar na elaboração da preparação psicológica do atleta. - Esta opção é válida, mas é um pouco limitada, pois não menciona a necessidade de conhecimento teórico. e) Conhecer a teoria do treinamento de pessoas, estabelecendo parcerias com diversos profissionais, que possam pensar em intervenção centrada no atleta. - Esta opção também foca mais no treinamento do que na preparação psicológica. Após analisar as opções, a que melhor responde à necessidade de realizar a preparação psicológica de forma adequada, considerando tanto o conhecimento teórico quanto a colaboração interdisciplinar, é a b).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O surgimento da Psicologia do esporte, no final do século XIX e início do século XX, sincroniza com o próprio surgimento da Psicologia científica reconhecida através do laboratório experimental. Houve um importante período histórico, considerado “período fértil da Psicologia do esporte” (Junior 1972, p.74), para a consolidação da mesma como disciplina curricular acadêmica. De acordo com o material estudado, responda a qual período da história da Psicologia do esporte, deve-se esta definição.
Qual período da história da Psicologia do esporte deve-se esta definição?
a. O momento em que há o resgate dos jogos olímpicos originados na Grécia, pois nesse período há o aumento de interesse pelo esporte, possibilitando assim, um maior interesse nos jogos.
b. Após a criação do primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, em Roma na Itália.
c. No momento em que aconteciam os jogos olímpicos no México, psicólogos criaram metodologias capazes de aperfeiçoar e aumentar o rendimento dos atletas.
d. Esse período se deu entre a década de 1940 e 1950 após alguns cursos de educação física na Rússia, quando inseriram a disciplina de Psicologia do esporte em suas matrizes curriculares.
e. Através das publicações das obras “corpo e alma no desporto
uma introdução a psicologia do treinamento
de Shulte; e Psicologia do esporte de Coleman Robert Griffith. Esse período deve-se a criação de laboratórios e institutos de Psicologia do esporte na União soviética, nos Estados Unidos, na Alemanha oriental e no Japão.

Entendo o herói como um arquétipo, a partir da formulação de Compbell, apresenta essa manifestação arquetípica do herói “como sendo o homem ou mulher conseguir vencer suas limitações históricas e pessoais e locais e alcançou formas normalmente válidas humanas”. Nas sociedades contemporâneas para a autora, seguindo a compreensão de que o mito se transforma no tempo de acordo com as necessidades humanas, o herói se manifesta de dois tipos: herói físico e herói místico.
A partir dessa contribuição, podemos afirmar que:
a. Posto a nossa realidade não capitalista, noções de rendimento no esporte tem dado a tônica do conceito de esporte como uma elevação de poder. O esporte é um representativo da sociedade que vivemos.
b. Heróis místicos é o conceito que Homero designou aos homens que possuem coragem e mérito superiores, que são favoritos entre seus deuses, são apontados também na mitologia grega como “filhos da união entre um deus e um mortal”.
c. Herói físico ou místico, são atletas como personagens mitológicos que tem a possibilidade de admitir suas destrezas para si e para o público, são pessoas acolhidas pelas famílias e suas demais relações afetivas.
d. Pelo o esporte ser considerado um dos maiores fenômenos sociais, e por esta razão não se exime a existência de heróis, estrelas, ou ídolos que criamos. Estes sujeitos desempenham um papel representativo que nos leva a se identificar com o esporte e consequentemente a enxergá-los como heróis.
e. Heróis físicos refere-se ao atleta que é submetido a uma rotina desgastante de treinos e jogos, que está envolvido em questões com ausência de contato com a família, superexposição na mídia.

O estudo da personalidade tem grande valor na compreensão dos fenômenos motivacionais na realização de qualquer trabalho com pessoas em qualquer contexto esportivo. Weinberg e Gould (2008), elencaram os principais pontos de vista diferentes e divergentes entre si para compreensão da personalidade no esporte e no exercício.
Analise as assertivas e correlacione as teorias de acordo com a sua proposta sobre a personalidade, elegendo a alternativa que corresponde à correta.
I- Abordagem situacional.
II- Perspectiva fenomenológica.
III- Teorias psicodinâmicas.
IV- Abordagem interacional.
V- Abordagem de traço.
a. I- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. II- Visão holística. “pessoas são organismo integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. III- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. IV- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
b. I- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. II- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. III- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. IV- Visão holística. “pessoas são organismo integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
c. III- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. II- Visão holística. “pessoas são organismos integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. IV- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. I- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
d. IV- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas I- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. III-Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. II- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
e. IV- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. II- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. III- - Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. I- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.

Mais conteúdos dessa disciplina