Logo Passei Direto
Buscar
Weinberg e Gould (2008) afirmam que atenção e concentração correspondem a coisas distintas.
A atenção e concentração correspondem a coisas distintas, porque?
a. A atenção corresponde ao aspecto de alerta do atleta; a concentração corresponde ao ritual que o atleta realiza precedente a uma competição.
b. Segundo Davidoff (1983), a natureza da atenção é um aspecto cognitivo e perceptivo. Já a concentração Weinberg e Gould (2008), define que se trata de uma atenção seletiva e mais, a concentração é um termo difundido entre profissionais da psicologia e demais áreas do esporte.
c. Segundo Weinberg e Gould (2008) a atenção é apenas uma questão de percepção e já a concentração é apenas um termo que se difundiu entre os profissionais da psicologia.
d. A atenção é um aspecto cognitivo; e a concentração corresponde ao foco que o atleta apresenta diante de uma competição.
e. Segundo Davidoff (1983) a concentração é uma atenção mais seletiva, o que é possível afirmar que essa é única diferença entre os dois termos.
User badge image
EmpreendedorismoInovador

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar as alternativas para encontrar a resposta correta sobre a distinção entre atenção e concentração segundo Weinberg e Gould (2008). a) A atenção corresponde ao aspecto de alerta do atleta; a concentração corresponde ao ritual que o atleta realiza precedente a uma competição. - Esta opção não reflete a definição correta de concentração, que não se limita a rituais. b) Segundo Davidoff (1983), a natureza da atenção é um aspecto cognitivo e perceptivo. Já a concentração, segundo Weinberg e Gould (2008), define que se trata de uma atenção seletiva e mais, a concentração é um termo difundido entre profissionais da psicologia e demais áreas do esporte. - Esta opção traz uma explicação mais completa e correta sobre a distinção entre os dois conceitos. c) Segundo Weinberg e Gould (2008), a atenção é apenas uma questão de percepção e já a concentração é apenas um termo que se difundiu entre os profissionais da psicologia. - Esta opção simplifica demais os conceitos e não reflete a complexidade que eles têm. d) A atenção é um aspecto cognitivo; e a concentração corresponde ao foco que o atleta apresenta diante de uma competição. - Embora esta opção mencione o foco, não aborda a diferença entre os dois conceitos de forma completa. e) Segundo Davidoff (1983), a concentração é uma atenção mais seletiva, o que é possível afirmar que essa é única diferença entre os dois termos. - Esta opção é muito simplista e não abrange a totalidade da definição de concentração. Após analisar as alternativas, a opção que melhor reflete a distinção entre atenção e concentração, conforme Weinberg e Gould (2008), é: b) Segundo Davidoff (1983), a natureza da atenção é um aspecto cognitivo e perceptivo. Já a concentração, segundo Weinberg e Gould (2008), define que se trata de uma atenção seletiva e mais, a concentração é um termo difundido entre profissionais da psicologia e demais áreas do esporte.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O surgimento da Psicologia do esporte, no final do século XIX e início do século XX, sincroniza com o próprio surgimento da Psicologia científica reconhecida através do laboratório experimental. Houve um importante período histórico, considerado “período fértil da Psicologia do esporte” (Junior 1972, p.74), para a consolidação da mesma como disciplina curricular acadêmica. De acordo com o material estudado, responda a qual período da história da Psicologia do esporte, deve-se esta definição.
Qual período da história da Psicologia do esporte deve-se esta definição?
a. O momento em que há o resgate dos jogos olímpicos originados na Grécia, pois nesse período há o aumento de interesse pelo esporte, possibilitando assim, um maior interesse nos jogos.
b. Após a criação do primeiro Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, em Roma na Itália.
c. No momento em que aconteciam os jogos olímpicos no México, psicólogos criaram metodologias capazes de aperfeiçoar e aumentar o rendimento dos atletas.
d. Esse período se deu entre a década de 1940 e 1950 após alguns cursos de educação física na Rússia, quando inseriram a disciplina de Psicologia do esporte em suas matrizes curriculares.
e. Através das publicações das obras “corpo e alma no desporto
uma introdução a psicologia do treinamento
de Shulte; e Psicologia do esporte de Coleman Robert Griffith. Esse período deve-se a criação de laboratórios e institutos de Psicologia do esporte na União soviética, nos Estados Unidos, na Alemanha oriental e no Japão.

Entendo o herói como um arquétipo, a partir da formulação de Compbell, apresenta essa manifestação arquetípica do herói “como sendo o homem ou mulher conseguir vencer suas limitações históricas e pessoais e locais e alcançou formas normalmente válidas humanas”. Nas sociedades contemporâneas para a autora, seguindo a compreensão de que o mito se transforma no tempo de acordo com as necessidades humanas, o herói se manifesta de dois tipos: herói físico e herói místico.
A partir dessa contribuição, podemos afirmar que:
a. Posto a nossa realidade não capitalista, noções de rendimento no esporte tem dado a tônica do conceito de esporte como uma elevação de poder. O esporte é um representativo da sociedade que vivemos.
b. Heróis místicos é o conceito que Homero designou aos homens que possuem coragem e mérito superiores, que são favoritos entre seus deuses, são apontados também na mitologia grega como “filhos da união entre um deus e um mortal”.
c. Herói físico ou místico, são atletas como personagens mitológicos que tem a possibilidade de admitir suas destrezas para si e para o público, são pessoas acolhidas pelas famílias e suas demais relações afetivas.
d. Pelo o esporte ser considerado um dos maiores fenômenos sociais, e por esta razão não se exime a existência de heróis, estrelas, ou ídolos que criamos. Estes sujeitos desempenham um papel representativo que nos leva a se identificar com o esporte e consequentemente a enxergá-los como heróis.
e. Heróis físicos refere-se ao atleta que é submetido a uma rotina desgastante de treinos e jogos, que está envolvido em questões com ausência de contato com a família, superexposição na mídia.

O estudo da personalidade tem grande valor na compreensão dos fenômenos motivacionais na realização de qualquer trabalho com pessoas em qualquer contexto esportivo. Weinberg e Gould (2008), elencaram os principais pontos de vista diferentes e divergentes entre si para compreensão da personalidade no esporte e no exercício.
Analise as assertivas e correlacione as teorias de acordo com a sua proposta sobre a personalidade, elegendo a alternativa que corresponde à correta.
I- Abordagem situacional.
II- Perspectiva fenomenológica.
III- Teorias psicodinâmicas.
IV- Abordagem interacional.
V- Abordagem de traço.
a. I- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. II- Visão holística. “pessoas são organismo integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. III- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. IV- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
b. I- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. II- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. III- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. IV- Visão holística. “pessoas são organismo integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
c. III- Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. II- Visão holística. “pessoas são organismos integrados que não podem ser entendidos estudando-se partes do componente. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. IV- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. I- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
d. IV- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas I- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. III-Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. II- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.
e. IV- Visão holística. Examina através do que a pessoa pensa, age, sente e imagina. Maneira que vive cotidianamente. II- Estabelece como foco os comportamentos relacionados a personalidade de modo a entender que os traços de personalidade de cada sujeito são estáveis. III- - Compreensão do psiquismo em seus processos dinâmicos e sua técnica. Elabora, resolve conflitos intrapsíquicos, reestrutura, reorganiza e desenvolve a personalidade. I- Responsável pela maior parte da compreensão da personalidade dos psicólogos no contexto do esporte e do exercício. Requer a investigação de como as pessoas reagem individualmente em determinadas situações esportivas e atividades físicas. V- estabelece o estudo dos traços da personalidade.

Sobre a preparação psicológica, Markunas (2010, p. 36) ressalta que a avaliação psicológica se relaciona diretamente e intrinsecamente com o processo de treinamento, não sendo possível ser compreendida fora desse contexto. Levando em consideração a afirmativa da autora, e na hipótese de você ser o(a) psicólogo (a) do esporte, assinale a afirmativa que responda qual ou quais as necessidades(s) seria(m) mais adequada (s) para realizar a preparação psicológica no contexto esportivo da melhor forma.
Qual ou quais as necessidades(s) seria(m) mais adequada (s) para realizar a preparação psicológica no contexto esportivo da melhor forma?
a. Conhecer e manejar as testagens psicológicas, que contribuirão de forma assertiva a necessidade de respostas fidedignas, que subsidiarão a preparação psicológica do atleta bem como o acompanhamento de sua performance.
b. Conhecer e manejar as teorias da Psicologia, elegendo uma intervenção que seja possível de aplicá-la no contexto esportivo; fazendo parcerias com outros profissionais durante o processo para a compor uma equipe interdisciplinar.
c. Conhecer e manejar a teoria do treinamento esportivo estabelecendo parcerias com diversos profissionais envolvidos no processo, que possam pensar formas e possibilidades de intervenção.
d. Estabelecer parcerias com profissionais que possam agregar na elaboração da preparação psicológica do atleta.
e. Conhecer a teoria do treinamento de pessoas, estabelecendo parcerias com diversos profissionais, que possam pensar em intervenção centrada no atleta.

Mais conteúdos dessa disciplina