Logo Passei Direto
Buscar

Direito

UNINTA

Observe as afirmações abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa CORRETA.


I - A defensoria dativa é um serviço público prestado pelos Estados, em que um advogado, cujo nome integra a lista de defensores dativos organizada pelos Conselhos Seccionais da OAB, é nomeado pelo juiz para atuar em um determinado processo toda vez que houver impossibilidade ou ausência da Defensoria Pública.

II - Não se confunde com a defensoria dativa em processo disciplinar da OAB, cuja atuação é gratuita/não remunerada e ocorrerá na hipótese de não localização ou revelia do representado (arts. 73, § 4º, do EAOAB e art. 59, § 2º, do Código de Ética e Disciplina da OAB).

III - A advocacia pro bono (termo em latim que faz referência à beneficência) é uma iniciativa privada, em que os advogados prestam serviços jurídicos gratuitos para pessoas carentes ou organizações sem fins lucrativos. O objetivo é contribuir para a promoção da justiça social e do acesso à justiça, também para aqueles que não têm condições financeiras de contratar um advogado particular. A Advocacia pro bono é uma atividade voluntária, ou seja, o advogado não recebe remuneração pelo serviço prestado.

IV - Ambas as modalidades (defensoria dativa e advocacia pro bono) são importantes para garantir o acesso à justiça para pessoas carentes e promover a igualdade de oportunidades na sociedade.

  • Apenas a afirmação IV está correta.
  • Apenas a afirmação III está correta.
  • Todas as afirmações estão corretas.
  • Apenas a afirmação I está correta.
  • Apenas a afirmação II está correta.


User badge image
Maira Pimentel

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - A defensoria dativa é um serviço público prestado pelos Estados, em que um advogado, cujo nome integra a lista de defensores dativos organizada pelos Conselhos Seccionais da OAB, é nomeado pelo juiz para atuar em um determinado processo toda vez que houver impossibilidade ou ausência da Defensoria Pública. Verdadeiro. Essa definição está correta. II - Não se confunde com a defensoria dativa em processo disciplinar da OAB, cuja atuação é gratuita/não remunerada e ocorrerá na hipótese de não localização ou revelia do representado (arts. 73, § 4º, do EAOAB e art. 59, § 2º, do Código de Ética e Disciplina da OAB). Verdadeiro. Essa afirmação também está correta, pois distingue a defensoria dativa da atuação em processos disciplinares. III - A advocacia pro bono (termo em latim que faz referência à beneficência) é uma iniciativa privada, em que os advogados prestam serviços jurídicos gratuitos para pessoas carentes ou organizações sem fins lucrativos. O objetivo é contribuir para a promoção da justiça social e do acesso à justiça, também para aqueles que não têm condições financeiras de contratar um advogado particular. A Advocacia pro bono é uma atividade voluntária, ou seja, o advogado não recebe remuneração pelo serviço prestado. Verdadeiro. Essa definição está correta. IV - Ambas as modalidades (defensoria dativa e advocacia pro bono) são importantes para garantir o acesso à justiça para pessoas carentes e promover a igualdade de oportunidades na sociedade. Verdadeiro. Essa afirmação também está correta. Dessa forma, todas as afirmações estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: "Todas as afirmações estão corretas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina