Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
De acordo com a Resolução n° 420 de 28 de dezembro de 2009, a qual dispõe sobre os critérios e valores orientadores de qualidade do solo quanto à presença de substâncias químicas e estabelece diretrizes para o gerenciamento ambiental de áreas contaminadas por essas substâncias em decorrência de atividades antrópicas.
E menciona ainda o conceito de Contaminação como:
a. ocorrência de substância ou produto imiscível, em fase separada da água
b. processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido.
c. padronização do conjunto de variáveis relativas à liberação das substâncias químicas de interesse, a partir de uma fonte primária ou secundária de contaminação; aos caminhos de exposição e às vias de ingresso no receptor considerado, para derivar os valores de investigação, em função dos diferentes usos do solo.
d. presença de substância(s) química(s) no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico.
e. nenhuma das alternativas.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao conceito de contaminação conforme descrito na Resolução n° 420 de 28 de dezembro de 2009. a) Ocorrência de substância ou produto imiscível, em fase separada da água - Esta definição é muito específica e não abrange o conceito geral de contaminação. b) Processo pelo qual são identificados, avaliados e quantificados os riscos à saúde humana ou a bem de relevante interesse ambiental a ser protegido - Esta opção fala sobre avaliação de riscos, mas não define diretamente o que é contaminação. c) Padronização do conjunto de variáveis relativas à liberação das substâncias químicas de interesse, a partir de uma fonte primária ou secundária de contaminação; aos caminhos de exposição e às vias de ingresso no receptor considerado, para derivar os valores de investigação, em função dos diferentes usos do solo - Esta opção é mais técnica e não define a contaminação em si. d) Presença de substância(s) química(s) no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico - Esta definição abrange a presença de substâncias químicas e suas consequências, o que se alinha mais com o conceito de contaminação. e) Nenhuma das alternativas - Esta opção só seria correta se nenhuma das anteriores definisse adequadamente a contaminação. Após a análise, a alternativa que melhor representa o conceito de contaminação conforme a Resolução n° 420 é: d) presença de substância(s) química(s) no ar, água ou solo, decorrentes de atividades antrópicas, em concentrações tais que restrinjam a utilização desse recurso ambiental para os usos atual ou pretendido, definidas com base em avaliação de risco à saúde humana, assim como aos bens a proteger, em cenário de exposição padronizado ou específico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina