Logo Passei Direto
Buscar

História

UNOPAR

Pedro de Teixeira (1585?-1641) foi um militar português que, no contexto da União Ibérica (1580-1640), chefiou expedições que exploram o caminho fluvial da foz do Amazonas até a região de Quito, atual Equador. Além de traçar rotas de comunicação pelo território amazônico, também participou da expulsão de franceses (Maranhão) e ingleses e neerlandeses (rio Xingu). Também realizou atividades de guerra e captura contra tupinambás, para serem utilizados como mão de obra escravizada. 

 

 

A seguir é reproduzido um mapa com as expedições e outras informações da conquista e colonização europeia na região, desde a existência de vilas, fortes e missões, até mesmo os movimentos de incursão de outras nações europeias.

Após analisar o mapa e sua legenda, observe as afirmações:

  1. 1 A presença de missões jesuíticas está presente nas margens de todo o Vale Amazônico, bem como os fortes.
  2. 2 A incursões estrangeiras estão concentradas em localidades-chaves do litoral, como a Foz do Amazônia, São Luís, Fortaleza, Natal e Salvador.
  3. 3 O meridiano de Tordesilhas está assinalado, mas é possível perceber que não significou uma restrição para as expedições.
  4. 4 A expedição de Pedro de Teixeira fez uso de caminhos terrestre, evitando os rios da região, tido como perigosos e pouco conhecidos.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:

  • I e II
  • II e IV
  • I, II e III
  • I, II e VI
  • I, II, III e IV


User badge image
claudia moreira

há 2 meses

Respostas

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina