Logo Passei Direto
Buscar

Concursos

Outros
Assinale a opção que substitui corretamente a forma verbal destacada em “mas a mulher já se trancara lá dentro” (primeiro período do quinto parágrafo).
Assinale a opção que substitui corretamente a forma verbal destacada em “mas a mulher já se trancara lá dentro” (primeiro período do quinto parágrafo).
(A) trancou
(B) vinha trancando
(C) tinha trancado
(D) tem trancado
(E) está trancando
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Para substituir corretamente a forma verbal "trancara" na frase "mas a mulher já se trancara lá dentro", precisamos entender que "trancara" está no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, indicando uma ação que ocorreu antes de outra ação no passado. Vamos analisar as alternativas: (A) trancou - Pretérito perfeito, não expressa a ideia de anterioridade. (B) vinha trancando - Pretérito imperfeito, sugere uma ação contínua, mas não é a melhor substituição. (C) tinha trancado - Pretérito mais-que-perfeito, que expressa a ideia de que a ação de trancar ocorreu antes de outra ação no passado, assim como "trancara". (D) tem trancado - Pretérito perfeito composto, não expressa a ideia de anterioridade. (E) está trancando - Presente do indicativo, não é adequado para o contexto. A opção que melhor substitui a forma verbal destacada, mantendo o sentido original da frase, é: (C) tinha trancado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina