Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

UNOPAR

A cúrcuma, popularmente conhecida como açafrão, é um corante natural de cor amarela muito utilizado em atividades culinárias como tempero e corante, e em aplicações terapêuticas por apresentar propriedades farmacológicas. O seu uso, na profilaxia e no tratamento de doenças, é empregado desde a antiguidade e vem passando de geração em geração de forma empírica. Este conhecimento popular associado às pesquisas farmacológicas sobre os princípios ativos e o mecanismo de ação do componente natural, possibilitou o desenvolvimento de fármacos e o emprego na medicina.


Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente,


Considerando esta prática popular e o avanço das atividades farmacêuticas, analise as afirmações a seguir:

I. O uso de plantas medicinais em práticas relacionadas à saúde está presente desde o Período Paleolítico na Medicina Primitiva.

II. As práticas desenvolvidas por Hipócrates, Galeno e Avicena, empregaram o uso científico dos recursos naturais na terapêutica.

III. A criação dos jardins botânicos na época do Renascimento foi essencial para as pesquisas e para o fornecimento de espécies de plantas às farmácias.

IV. O açafrão e outras espécies de vegetais utilizados na antiguidade deram origem a medicamentos que passaram a ser sintetizados, quimicamente, e são utilizados nos dias de hoje.

É correto o que se afirma em:

ALTERNATIVAS

I, apenas.

II e IV, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II, III e IV.

User badge image
carlos alberto carvalho

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmação: I. O uso de plantas medicinais em práticas relacionadas à saúde está presente desde o Período Paleolítico na Medicina Primitiva. Verdadeiro, o uso de plantas medicinais remonta a tempos antigos, incluindo o Período Paleolítico. II. As práticas desenvolvidas por Hipócrates, Galeno e Avicena, empregaram o uso científico dos recursos naturais na terapêutica. Verdadeiro, esses médicos antigos realmente utilizaram recursos naturais de forma científica em suas práticas terapêuticas. III. A criação dos jardins botânicos na época do Renascimento foi essencial para as pesquisas e para o fornecimento de espécies de plantas às farmácias. Verdadeiro, os jardins botânicos foram fundamentais para o estudo e a catalogação de plantas medicinais, contribuindo para a farmacologia. IV. O açafrão e outras espécies de vegetais utilizados na antiguidade deram origem a medicamentos que passaram a ser sintetizados, quimicamente, e são utilizados nos dias de hoje. Verdadeiro, muitos compostos de plantas, incluindo o açafrão, foram estudados e sintetizados para uso farmacêutico moderno. Com base na análise, todas as afirmações (I, II, III e IV) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina