Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Edgar Morin, complexidade é a ideia de que:
1. o todo é mais e menos importante que a soma das partes.
2. as partes se conectam ao todo, de modo que o mais importante é a conexão.
3. as partes são menos importantes que o todo.
4. o todo é o que interessa, não existindo inerência com as partes.
5. o todo é mais importante que a soma das partes.
User badge image
PsicoEducacao

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

Segundo Edgar Morin, a complexidade envolve a ideia de que o todo é mais e menos importante que a soma das partes, e que as partes se conectam ao todo, de modo que o mais importante é a conexão. Portanto, a resposta correta seria a combinação das ideias 1 e 2. A complexidade enfatiza a interdependência e a relação entre as partes e o todo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a construção do conhecimento lógico-matemático em seus aspectos afetivos e cognitivos, leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
As assertivas I, II, III, IV e V são, RESPECTIVAMENTE:
I - Sabemos que a aprendizagem se dá através de um processo contínuo, no qual cada indivíduo estabelece o seu próprio tempo, variando de pessoa para pessoa entre lento e rápido. Tal processo se dá desde o seu nascimento até a sua morte e não existe relação de influência genética para o desenvolvimento dela.
II - O ambiente físico, social, familiar, a maturação, as condições estruturais orgânicas, a hereditariedade e até mesmo o emocional são fatores que acarretam o favorecimento ou desfavorecimento da aprendizagem da criança, pois atuam simultaneamente no desenvolvimento intelectual.
III - Para haver bom desempenho cognitivo é preciso que exista interação de afetividade positiva, confiança, autoestima e entusiasmo com o processo de ensino-aprendizagem.
IV - Na presença de incertezas, de baixa autoestima, é quase certo que haverá problemas de aprendizagem como deficiência na leitura e na escrita, falta de habilidade de pensamento lógico, imaturidade intelectual e social, além de dificuldades em compreender conceitos de tempo e referência de espaço.
V - À medida que vamos nos desenvolvendo, construímos e reconstruímos a aprendizagem diante das experiências vividas, organizando novos esquemas ou ainda reorganizando conhecimentos já existentes, em um processo de estruturação cumulativa, isto é, vamos construindo conhecimentos a partir dos já existentes, acrescentando ou subtraindo informações a esta aprendizagem, criando estruturas de pensamento ou esquemas.
Opção A: F, V, V, V, V.
Opção B: F, V, F, V, V.
Opção C: F, F, V, F, V.
Opção D: V, V, F, F, F.
Opção E: V, F, V, F, V.

Sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, leia atentamente as seguintes assertivas quanto à veracidade, pontuando V para VERDADEIRO ou F para FALSO:
As assertivas I, II, III, IV e V são, RESPECTIVAMENTE:
I - “Márcia Maria se diverte ao brincar com Martim de esconde-esconde. Ela se oculta, por breves momentos, atrás do sofá e reaparece dizendo ‘achou!’ A expressão de alegria estampada no rosto do netinho ao rever a avó aquece o seu coração”. Analisando esta situação podemos inferir que Martim está desenvolvendo a noção de permanência do objeto, não chora mais quando a avó desaparece de sua vista, pois ele sabe que embora não a veja, ela ainda está lá.
II - “Murilo não aguenta mais ficar em casa durante a quarentena. Mas, quando pensa na probabilidade de contrair o Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) ele se conforma. sabe que fumantes tem maior risco de agravamento da doença, pois o vírus pode atacar os pulmões. Cerca de 80% das pessoas se recuperam da doença, sem precisar de tratamento especial e as 20% restantes correm um grande risco de morte. Esta conclusão muito o assusta, no entanto, preserva-se em casa”. A atitude de Murilo demonstra ter um pensamento infantilizado, um pensamento do nível operatório concreto.
III - “Nesta quarentena, Maia e Aurora receberam a tarefa, ao final do dia, de guardarem os seus brinquedos nos lugares certos. Maia coloca as bonecas grandes na estante maior, as roupinhas na gaveta e as comidinhas na caixinha. Aurora junta todos os brinquedos grandes e pequenos num mesmo lugar, dando a impressão que quer mais é bagunçar do que cooperar”. Observando esta situação podemos inferir os estágios de desenvolvimento cognitivo de Maia e de Aurora. Maia já demonstra ter desenvolvido noções de classificação, características de um pensamento do nível operatório, diferentemente da manifestação de Aurora, que sugere comportamento pré-operatório sem noções de tamanho e funções.
IV - A distinção feita entre as cores de uma folha verde e uma flor vermelha se classifica como um claro exemplo de conhecimento físico, que a criança desenvolve durante o estágio da inteligência sensório-motor, que vai de 0 a 2 anos de idade.
V - “Márcio observa o seu álbum de bebê. Aponta para sua foto do primeiro dia com a mãe na sala de parto e diz: ‘nenê e mamãe’. Procura a sua foto preferida e a encontra no fim do álbum e fala: ‘o bebê tem 1 ano’, levantando o seu indicador, e sabe bater palma e soprar a velinha”. Percebemos que Márcio não focaliza o seu processo de transformação de bebê recém-nascido a bebê de 1 ano de idade. Ele vai de um evento perceptivo particular a outro evento perceptivo particular, mas não consegue integrar uma série de eventos em termos de relações início-fim. O comportamento de Márcio sugere um pensamento do nível pré-operatório.
Opção A: F, V, F, V, F.
Opção B: V, V, F, F, F.
Opção C: F, F, V, F, V.
Opção D: V, F, V, F, V.
Opção E: F, V, F, V, V.

Sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nestas contidas.
A sequência CORRETA desta associação é:
Coluna A: I - Se temos uma fileira de 8 moedas e se mudamos as moedas, abrindo um espaço maior entre elas, ainda temos 8 moedas. Isto é, o número de moedas não se altera quando se introduz uma mudança em uma dimensão não relevante (neste caso, o comprimento da fileira ou a distância entre as moedas). Para uma criança pré-operatória a quantidade de moedas aumenta, pois ela se centra apenas no comprimento da fileira.
Coluna B: 1 - O egocentrismo impede a criança de assumir o ponto de vista dos outros.
Coluna A: II - Uma característica marcante do estágio pré-operacional é a de que a criança não consegue fazer distinção entre as suas emoções e os seus pensamentos e das outras pessoas. Portanto, se ela gosta muito de chocolate, acreditará fielmente que todos também gostam tanto quanto ela.
Coluna B: 2 - Nem todos os adultos constroem este tipo de pensamento durante o seu desenvolvimento, de modo que a construção do pensamento lógico depende das condições orgânicas, emocionais e sociais de cada indivíduo, sendo uma característica forte desse estágio.
Coluna A: III - Um indivíduo conceitua uma teoria da conspiração e afirma que o homem, na verdade, nunca colocou os pés na Lua e todos os seus registros não passam de ótimas imagens cinematográficas produzidas em estúdios para impressionar o mundo.
Coluna B: 3 - Segundo a teoria de Piaget, esse indivíduo se encaixa no quarto estágio de inteligência, que é o das operações formais.
Coluna A: IV - Neste período, a reversibilidade do pensamento é desenvolvida assim como a conservação. Outras duas operações intelectuais importantes se constroem: seriação e classificação, as quais formam a base para o conceito de número.
Coluna B: 4 - Este é um comportamento característico da concentração do seu pensamento.
Coluna A: V - Aqueles que desenvolveram o raciocínio formal podem explorar todas as relações possíveis presentes nos problemas concretos ou hipotéticos.
Coluna B: 5 - O período do qual o texto se refere é o operatório concreto.
Opção A: I-2; II-3; III-4; IV-5; V-1.
Opção B: I-4; II-5; III-1; IV-2; V-3.
Opção C: I-4; II-1; III-3; IV-5; V-2.
Opção D: I-1; II-2; III-3; IV-4; V-5.
Opção E: I-3; II-4; III-5; IV-1; V-2.

Sobre o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, leia atentamente as informações contidas nas colunas A e B para, em seguida, assinalar a alternativa que reúne as correspondências CORRETAS entre as informações nestas contidas.
A sequência CORRETA desta associação é
I - Se temos uma fileira de 8 moedas e se mudamos as moedas, abrindo um espaço maior entre elas, ainda temos 8 moedas. Isto é, o número de moedas não se altera quando se introduz uma mudança em uma dimensão não relevante (neste caso, o comprimento da fileira ou a distância entre as moedas). Para uma criança pré-operatória a quantidade de moedas aumenta, pois ela se centra apenas no comprimento da fileira.
II - Uma característica marcante do estágio pré-operacional é a de que a criança não consegue fazer distinção entre as suas emoções e os seus pensamentos e das outras pessoas. Portanto, se ela gosta muito de chocolate, acreditará fielmente que todos também gostam tanto quanto ela.
III - Um indivíduo conceitua uma teoria da conspiração e afirma que o homem, na verdade, nunca colocou os pés na Lua e todos os seus registros não passam de ótimas imagens cinematográficas produzidas em estúdios para impressionar o mundo.
IV - Neste período, a reversibilidade do pensamento é desenvolvida assim como a conservação. Outras duas operações intelectuais importantes se constroem: seriação e classificação, as quais formam a base para o conceito de número.
V - Aqueles que desenvolveram o raciocínio formal podem explorar todas as relações possíveis presentes nos problemas concretos ou hipotéticos.
1. I-2; II-3; III-4; IV-5; V-1.
2. I-1; II-2; III-3; IV-4; V-5.
3. I-4; II-5; III-1; IV-2; V-3.
4. I-3; II-4; III-5; IV-1; V-2.
5. I-4; II-1; III-3; IV-5; V-2.

Mais conteúdos dessa disciplina