QUESTÃO DISCUTIVAS COMERCIO EXTERIOR s exportações brasileiras de café vão dar um salto ainda maior a partir do ano que vem. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), articulou um novo acordo com a rede de cafeterias chinesa Luckin Coffee para a compra de 240 mil toneladas do grão do Brasil entre 2025 e 2029 a um valor estimado de US$ 2,5 bilhões. O compromisso anterior, de US$ 500 milhões para a compra de 120 mil toneladas até o fim deste ano, foi assinado em junho durante missão brasileira ao país. Participaram da assinatura do memorando de entendimento, nesta terça-feira (19), em Brasília, o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e o CEO da Luckin Coffee, Jinyi Guo. Fundada em 2017, a empresa é uma das maiores do país e conta com cerca de 22 mil lojas na China, além de ter mais de 110 mil funcionários. “O Brasil é o maior produtor, o maior exportador de café do mundo, e café de qualidade”, afirmou o ministro Geraldo Alckmin. Ele ressaltou os 50 anos de relações entre os dois
Com base na notícia, responda COM SUAS PALAVRAS, as questões abaixo:
I – Supondo que você fosse a pessoa responsável por uma empresa que exporta café brasileiro, quais medidas você adotaria para ampliar seus negócios com a China?
II – Ainda pensando na gestão, quais métodos você adotaria para aumentar os lucros e promover o desenvolvimento da sua empresa?