Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função classificatória, mas ser compreendida como um instrumento pedagógico essencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
Considerando a concepção de formação formativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A avaliação formativa favorece o feedback constante ao aluno, contribuindo para ajustes no processo de ensino-aprendizagem.
PORQUE
II. A avaliação formativa é aplicada ao final do semestre, após a consolidação dos conteúdos ministrados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Ed
mês passado
Vamos analisar as asserções: I. A avaliação formativa favorece o feedback constante ao aluno, contribuindo para ajustes no processo de ensino-aprendizagem. Verdadeira, pois a avaliação formativa realmente busca fornecer feedback contínuo para que os alunos possam melhorar seu aprendizado. II. A avaliação formativa é aplicada ao final do semestre, após a consolidação dos conteúdos ministrados. Falsa, pois a avaliação formativa deve ocorrer durante todo o processo de ensino-aprendizagem, e não apenas ao final do semestre. Agora, vamos às alternativas: - Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (FALSA) - Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. (FALSA) - Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (VERDADEIRA) - Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (FALSA) - Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas. (FALSA) Portanto, a alternativa correta é: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.