No que tange ao panorama sobre as teorias das Relações Internacionais para o regionalismo, estas podem ser divididas segundo níveis de análise, sendo: o nível sistêmico, o regional e o doméstico. No segundo nível de análise, estão as teorias próprias aos processos de regionalização e de integração regional. Estas correspondem ao neofuncionalismo, ao intergovernamentalismo e ao construtivismo. Com base nessas teorias e nos seus conceitos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Neofuncionalismo.
II- Intergovernamentalismo.
III- Construtivismo.
( ) Entende que os processos de integração regional não são uma relação que ocorre apenas entre os atores sociais e suas demandas, mas resultado de um fenômeno conduzido e orquestrado pelos próprios Estados.
( ) Procura observar que quanto maior for o grau de interdependência, maior será a cooperação para a resolução de problemas que são comuns aos Estados de um processo de integração regional.
( ) Possuem uma abordagem que percebe uma interdependência cognitiva, relativa ao sentido de pertencimento a uma região, com níveis de confiança mútua e identidade comum.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:A) II - III - I.
B) I - II - III.
C) I - III - II.
D) II - I - III.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada item e suas correspondências: I - Neofuncionalismo. II - Intergovernamentalismo. III - Construtivismo. Agora, vamos correlacionar os itens com as descrições: 1. Intergovernamentalismo: Entende que os processos de integração regional não são uma relação que ocorre apenas entre os atores sociais e suas demandas, mas resultado de um fenômeno conduzido e orquestrado pelos próprios Estados. 2. Neofuncionalismo: Procura observar que quanto maior for o grau de interdependência, maior será a cooperação para a resolução de problemas que são comuns aos Estados de um processo de integração regional. 3. Construtivismo: Possui uma abordagem que percebe uma interdependência cognitiva, relativa ao sentido de pertencimento a uma região, com níveis de confiança mútua e identidade comum. Agora, organizando as correspondências: - (II) - Entende que os processos de integração regional não são uma relação que ocorre apenas entre os atores sociais e suas demandas, mas resultado de um fenômeno conduzido e orquestrado pelos próprios Estados. - (I) - Procura observar que quanto maior for o grau de interdependência, maior será a cooperação para a resolução de problemas que são comuns aos Estados de um processo de integração regional. - (III) - Possui uma abordagem que percebe uma interdependência cognitiva, relativa ao sentido de pertencimento a uma região, com níveis de confiança mútua e identidade comum. Portanto, a sequência correta é: A) II - I - III.