Os gêneros (tanto da literatura quanto da língua), ao longo dos séculos de sua existência, acumulam as formas de uma visão do mundo e de um pensamento. Se o escritor-artesão serve-se do gênero como clichê externo, o grande artista, por sua vez, revela as virtualidades do sentido latente no gênero. Shakespeare explorou e passou à sua obra os imensos tesouros de um sentido potencial que, em sua época, não podia ser descoberto nem compreendido em sua plenitude.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003 (adaptado).
Tomando como referência o texto apresentado e considerando o cartum, avalie as afirmações a seguir.
I. Os elementos estéticos que organizam a linguagem no cartum põem em evidência aspectos que singularizam o texto e conferem-lhe, mesmo que de maneira indireta, o status de gênero literário.
II. O valor literário não emerge de simples peculiaridades formais expressas, como as ilustradas no diálogo entre as personagens do cartum, pois, no gênero literário, os elementos da expressão articulam-se com o plano do conteúdo, recriando novas formas de expressão.
III. O efeito sonoro presente no diálogo das personagens do cartum é uma peculiaridade do gênero poesia e constitui recurso estético que visa à desautomatização da linguagem, conferindo ao plano da expressão certo ritmo intensificador.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Os elementos estéticos que organizam a linguagem no cartum põem em evidência aspectos que singularizam o texto e conferem-lhe, mesmo que de maneira indireta, o status de gênero literário. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois os elementos estéticos do cartum realmente podem destacar características que o tornam um gênero literário. II. O valor literário não emerge de simples peculiaridades formais expressas, como as ilustradas no diálogo entre as personagens do cartum, pois, no gênero literário, os elementos da expressão articulam-se com o plano do conteúdo, recriando novas formas de expressão. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois o valor literário é resultado da interação entre forma e conteúdo, e não apenas de características formais. III. O efeito sonoro presente no diálogo das personagens do cartum é uma peculiaridade do gênero poesia e constitui recurso estético que visa à desautomatização da linguagem, conferindo ao plano da expressão certo ritmo intensificador. Falso, essa afirmação é incorreta, pois o efeito sonoro não é exclusivo da poesia e, embora possa estar presente em cartuns, não é uma característica definidora do gênero. Com base na análise, as afirmações I e II são verdadeiras, enquanto a III é falsa. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: I e II.