No início do século XX, houve a constatação de que o ensino estava praticamente universalizado no Brasil. As crianças chegavam à escola e permaneciam nela por vários anos; portanto, já não havia problemas com o acesso à educação.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O problema no início do século XX era que embora as crianças e jovens permanecessem vários anos na escola, um número considerável de alunos não conseguia concluir o ensino fundamental e acabavam abandonando os estudos.
PORQUE
II. A escola precisava ser reformada para garantir a qualidade do ensino ministrado, reduzindo as taxas de evasão e repetência, fazendo com que, além do direito de acesso, ocorresse também a efetivação do direito de permanência na escola.
Ed
há 5 dias
Vamos analisar as asserções: I. O problema no início do século XX era que, embora as crianças e jovens permanecessem vários anos na escola, um número considerável de alunos não conseguia concluir o ensino fundamental e acabavam abandonando os estudos. Verdadeiro, essa afirmação reflete a realidade da época, onde muitos alunos não conseguiam concluir seus estudos. II. A escola precisava ser reformada para garantir a qualidade do ensino ministrado, reduzindo as taxas de evasão e repetência, fazendo com que, além do direito de acesso, ocorresse também a efetivação do direito de permanência na escola. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois destaca a necessidade de reformas para melhorar a qualidade do ensino e garantir que os alunos permanecessem na escola. Agora, vamos considerar a relação entre as duas asserções. A primeira afirma que havia um problema de evasão, e a segunda sugere que reformas eram necessárias para resolver esse problema. Portanto, as duas asserções estão corretas e se relacionam de forma lógica. Assim, a resposta correta é que ambas as asserções são verdadeiras e a relação entre elas é adequada.