Dependendo da posição em que a vírgula é colocada, o sentido da frase pode ser alterado. Sobre esse assunto, julgue os itens.
I. “Maria, estuda todos os capítulos para a prova.” e “ Maria estuda todos os capítulos para a prova.” Essas duas frases apresentam o mesmo sentido, ou seja, em ambas temos uma constatação de que Maria vai estudar todos os capítulos.
II. “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.” Se essa frase fosse proferida por uma feminista, ficara assim: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura.” Por um machista, ficaria assim: “Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua procura.”
III. “Não abra a porta!” é uma ordem para que a porta fique fechada, mas, se se colocar a vírgula depois de “não”, a ordem será para abrir a porta.
IV. “O cidadão que é irresponsável prejudica o futuro da nação.” Nesse caso, a referência é feita apenas ao cidadão que é irresponsável. Se que é irresponsável vier entre vírgulas, o sentido da frase permanece inalterado.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada item: I. “Maria, estuda todos os capítulos para a prova.” e “Maria estuda todos os capítulos para a prova.” Essas duas frases apresentam o mesmo sentido, ou seja, em ambas temos uma constatação de que Maria vai estudar todos os capítulos. Falso. A primeira frase, com a vírgula, pode sugerir uma pausa ou ênfase, enquanto a segunda é uma afirmação direta. O sentido pode ser interpretado de forma ligeiramente diferente. II. “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura.” Se essa frase fosse proferida por uma feminista, ficaria assim: “Se o homem soubesse o valor que tem a mulher, andaria de quatro à sua procura.” Por um machista, ficaria assim: “Se o homem soubesse o valor que tem, a mulher andaria de quatro à sua procura.” Verdadeiro. A vírgula altera a interpretação da frase, e as versões apresentadas refletem diferentes perspectivas. III. “Não abra a porta!” é uma ordem para que a porta fique fechada, mas, se se colocar a vírgula depois de “não”, a ordem será para abrir a porta. Falso. A vírgula não altera o sentido da ordem. “Não, abra a porta!” ainda é uma ordem para abrir a porta, mas com uma pausa que pode indicar uma ênfase ou uma resposta a uma pergunta anterior. IV. “O cidadão que é irresponsável prejudica o futuro da nação.” Nesse caso, a referência é feita apenas ao cidadão que é irresponsável. Se “que é irresponsável” vier entre vírgulas, o sentido da frase permanece inalterado. Falso. Se a expressão "que é irresponsável" for colocada entre vírgulas, a frase se torna uma oração explicativa, referindo-se a todos os cidadãos, não apenas aos irresponsáveis. Com base nas análises, apenas o item II é verdadeiro. Portanto, não há uma alternativa que contenha todos os itens verdadeiros, mas a única afirmativa correta é a II.