Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Unigran EAD

De ordinário, quando se diz que certo termo deve concordar com outro, tem-se em vista a forma gramatical do termo de referência. Dúzia, povo, embora exprimam pluralidade e multidão de seres, consideram-se, por causa da forma, como nomes no singular. Há, contudo, condições em que se despreza o critério da forma e, atendendo apenas à ideia representada pela palavra, se faz a concordância com aquilo que se tem em mente. Consiste a sínese em fazer a concordância de uma palavra não diretamente com outra palavra, mas com a ideia que esta última sugere.



A definição extraída de Said Ali, reproduzida acima, apresenta uma figura de sintaxe, a sínese, identificada, na maioria das vezes, em variantes mais populares da língua. Assinale a opção que apresenta um exemplo desse tipo de fenômeno sintático.

A) 

Ao pobre homem mesquinho, basta-lhe um burrico e uma cangalha.

B) 

Chegaram o pai, a irmã e o cunhado com uma pressa que assustava.

C) 

Pretendia implantar um monopólio exclusivo de café e tabaco na região.

D) 

No fundo, a multidão se consolava. Para isso, pensavam em nós mesmos.

E) 

A maioria dos porcos ainda estava sendo recolhidos naquela hora.


User badge image
Vanuza Dos santos

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para identificar um exemplo de sínese, precisamos entender que essa figura de sintaxe ocorre quando a concordância é feita com a ideia que a palavra sugere, e não diretamente com a forma gramatical. Vamos analisar as opções: A) "Ao pobre homem mesquinho, basta-lhe um burrico e uma cangalha." - Aqui, a concordância está correta, mas não é um exemplo de sínese. B) "Chegaram o pai, a irmã e o cunhado com uma pressa que assustava." - A concordância está feita com o sujeito composto, mas não é um exemplo de sínese. C) "Pretendia implantar um monopólio exclusivo de café e tabaco na região." - A concordância está correta, mas não é um exemplo de sínese. D) "No fundo, a multidão se consolava. Para isso, pensavam em nós mesmos." - Aqui, a concordância "pensavam" refere-se à ideia de "multidão", que é plural, mas a forma "a multidão" é singular. Isso é um exemplo de sínese. E) "A maioria dos porcos ainda estava sendo recolhidos naquela hora." - A concordância está correta, mas não é um exemplo de sínese. Portanto, a opção que apresenta um exemplo do fenômeno sintático da sínese é: D) No fundo, a multidão se consolava. Para isso, pensavam em nós mesmos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina