Logo Passei Direto
Buscar
Uma solução particular para uma equação homogênea pode ser a soma de uma função complementar com qualquer outra solução particular, como, por exemplo, a soma de uma combinação linear com qualquer outra solução particular, ou seja, o resultado pode ser dado como: y = função complementar + qualquer outra solução particular.
Dada que a solução geral para a equação não homogênea a seguir é y = c .e + c .e + c .e , por substituição, determine sua solução particular e apresente a solução geral. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre equações não homogêneas, é correto afirmar que a solução geral para y’’’ – 6y’’ + 11y’ – 6y = 0 é:
y = c .e + c .e + c .e – 11/12 – 1/2x.
y = c .e + c .e + c .e – 11/12 – x.
y = c .e + c .e + c .e – 12 – 1/2x.
y = c .e + c .e + c .e – 10 – x.
y = c .e + c .e + c .e – 11 – 2x.
User badge image
Aprendendo com Exercícios

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para resolver essa questão, precisamos entender que a solução geral de uma equação diferencial não homogênea é composta pela solução geral da equação homogênea mais uma solução particular da equação não homogênea. A equação dada é \( y''' - 6y'' + 11y' - 6y = 0 \). A solução geral da parte homogênea é dada como \( y = c_1 e^{r_1 x} + c_2 e^{r_2 x} + c_3 e^{r_3 x} \), onde \( c_1, c_2, c_3 \) são constantes e \( r_1, r_2, r_3 \) são as raízes da equação característica. Agora, precisamos analisar as alternativas apresentadas para encontrar a solução geral correta, que deve incluir a parte homogênea e a solução particular. Vamos analisar as opções: 1. y = c .e + c .e + c .e - 11/12 - 1/2x. 2. y = c .e + c .e + c .e - 11/12 - x. 3. y = c .e + c .e + c .e - 12 - 1/2x. 4. y = c .e + c .e + c .e - 10 - x. 5. y = c .e + c .e + c .e - 11 - 2x. A solução geral deve incluir a parte homogênea (que é a soma das funções exponenciais) e a parte particular (que é uma função que resolve a parte não homogênea). Sem mais informações sobre a solução particular, não podemos determinar qual das opções é a correta apenas com a análise das alternativas. No entanto, a estrutura das opções sugere que a parte homogênea é a mesma em todas, e a diferença está na parte particular. Se a solução particular for uma função linear, como parece ser o caso, a opção que parece mais razoável é a que tem uma constante e um termo linear. A opção que parece mais adequada, considerando a estrutura e a simplicidade, é: y = c .e + c .e + c .e - 11 - 2x. Portanto, a resposta correta é a última opção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se y é uma função de x, e n é um inteiro positivo, então uma relação de igualdade (que não se reduz a uma identidade) que envolva x, y, y', y'', ... ,y é chamada uma equação diferencial de ordem n, ou seja, uma equação diferencial que contem a derivada n-ésima da variável dependente.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre equações não homogêneas, dada a solução particular para a equação não homogênea y = xe , é correto afirmar que a equação não homogênea que admite tal solução é:
y’’ – 6y’ + 16y = e .2x
y’’ – 3y’ + 4y = 2xe – e .x
y’’ – 3y’ + 4y = 2xe .x
y’’ – 6y’ + 4y = xe – e .x
y’’ – 3y’ = 2xe – e .x

Equações diferenciais envolvem derivadas de uma função desconhecida. Já a equação Diferencial Ordinária (EDO) envolve especificamente as derivadas relativas a uma única variável independente, por vezes representando o tempo.
Ache o problema inicial dada a função: Y = sen(4x) Y(0) = 0 Y(π/2) = 0. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre problema de valor inicial, é correto afirmar que:
a equação diferencial corresponde a 4y” + 8y = 0.
a equação diferencial corresponde a 16y’ + 8y = 0.
a equação diferencial corresponde a y” + 16y = 0.
a equação diferencial corresponde a y’ + 16y” = 0.
a equação diferencial corresponde a 8y” + 16y’ = 0.

Equações diferenciais são expressões que nos dão informações sobre o comportamento da derivada de uma função. O nosso objetivo é, então, encontrar uma função cujas derivadas obedeçam à equação. Um problema de valor inicial é composto por uma equação diferencial junto com o estabelecimento do valor das funções desejadas em um ponto a que chamamos de ponto inicial.
Ache o problema inicial dada a função: Y = x + x + 3 Y(0) = 3 Y’(0) = 1 Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre problema de valor inicial, é correto afirmar que:
a equação diferencial corresponde a y'' – 4xy' + 2y = 0.
a equação diferencial corresponde a y'' – 2y = 8.
a equação diferencial corresponde a 2xy' + 2y = 0.
a equação diferencial corresponde a x^2y'' – 2xy' + 2y = 6.
a equação diferencial corresponde a y'' – 2y' = 12.

A solução de uma equação diferencial é uma função que não contém derivadas nem diferenciais e que satisfaz a equação dada (ou seja, a função que, substituída na equação dada, a transforma em uma identidade), ou seja, dada uma equação diferencial, uma função solução é aquela que satisfaz todas as condições da equação diferencial.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre equações não homogêneas, dada a solução particular para a equação não homogênea y = e , é correto afirmar que a equação não homogênea que admite tal solução é:
y’’ – 3y’ + 4y = 2e .2x
y’’ – 6y’ + 16y = e .2x
y’’ – 6y’ - 4y = 4x .2
y’’ – 3y’ + 4y = 2e.
y’’ – 3y’ = 2e .6x

As soluções podem ser classificadas em soluções gerais e soluções particulares. As gerais apresentam n constantes independentes entre si, sendo n a ordem da EDO. Já soluções particulares são obtidas mediante as condições iniciais dadas ou condições de contorno.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre equações não homogêneas, dada a solução particular para a equação não homogênea: y = -4x , é correto afirmar que a equação não homogênea é:
y” – 3y’ + 4y = -16x + 24x – 8.
y” – 7y’ + 8y = 24x + 24x.
y” – 9y’ + 10y = 16x – 8.
6y’ + 4y = 24x – 8.
y” – 3y’ + 4y = -16x + 24x – 8.

Mais conteúdos dessa disciplina