Logo Passei Direto
Buscar

Mecânica

Colégio Objetivo
Leia o trecho a seguir: “Além da tendência de mover um corpo na direção de sua aplicação, uma força também tende a girar um corpo em relação a um eixo. O eixo pode ser qualquer linha, que não intercepte ou não seja paralela à linha de ação da força. Esta tendência é conhecida como momento de uma força.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o momento de uma força, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) O momento de uma força é a tendência de uma determinada força fazer o copo transladar.
II. ( ) O momento de uma força depende da força aplicada e também da distância desta força ao eixo de rotação analisado.
III. ( ) A forma vetorial do momento de uma força é dada por M_O=F × r, sendo F o vetor força e r o vetor posição.
IV. ( ) O momento de uma força sempre é perpendicular ao plano que contém os vetores posição e força.
V. ( ) O módulo do momento pode ser obtido através da equação M_O=rFcos(θ), onde O é eixo de rotação e θ o ângulo entre o vetor posição e o vetor força.
F, V, V, V, F.
V, F, F, F, V.
V, F, V, F, F.
V, F, V, F, V.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre o momento de uma força: I. ( ) O momento de uma força é a tendência de uma determinada força fazer o copo transladar. É falsa (F). O momento de uma força está relacionado à tendência de girar um corpo em torno de um eixo, não ao movimento translacional. II. ( ) O momento de uma força depende da força aplicada e também da distância desta força ao eixo de rotação analisado. É verdadeira (V). O momento é calculado levando em consideração tanto a força aplicada quanto a distância do ponto de aplicação da força ao eixo de rotação. III. ( ) A forma vetorial do momento de uma força é dada por M_O=F × r, sendo F o vetor força e r o vetor posição. É verdadeira (V). Essa é a definição vetorial do momento, onde M_O é o momento, F é a força e r é o vetor posição. IV. ( ) O momento de uma força sempre é perpendicular ao plano que contém os vetores posição e força. É verdadeira (V). O momento é um vetor que é perpendicular ao plano formado pelos vetores força e posição. V. ( ) O módulo do momento pode ser obtido através da equação M_O=rFcos(θ), onde O é eixo de rotação e θ o ângulo entre o vetor posição e o vetor força. É falsa (F). A equação correta para o módulo do momento é M_O = rFsen(θ), onde θ é o ângulo entre o vetor posição e a força. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - V IV - V V - F Portanto, a sequência correta é: F, V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é: F, V, V, V, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um dos principais objetivos da Mecânica é o estudo do movimento. Ao se examinar a trajetória de um corpo, pode-se decompô-lo em movimentos distintos, analisar a energia relacionada a este movimento ou até mesmo se examinar a ausência de movimento. Para cada situação do cotidiano, há um princípio físico que rege o comportamento dos corpos estáticos ou dinâmicos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o atrito, equilíbrio estático e conservação de energia, analise os fenômenos a seguir e os associe com os seus respectivos exemplos de aplicação que podem ser observados no cotidiano:
1) Conservação do momento angular.
2) Redução do atrito.
3) Condição de equilíbrio estático.
4) Condição de não deslizamento.
5) Movimento de rolamento.
( ) Um motorista reduz a aceleração do seu carro (intensidade com que pisa no pedal) ao subir um morro íngreme de cascalho.
( ) Os trabalhadores do Egito antigo molhavam a superfície para facilitar o transporte de pedras pesadas, que eram arrastadas pelo trajeto.
( ) Uma bailarina abre seus braços enquanto gira dançando para reduzir a sua rotação.
( ) Uma rocha cai de um penhasco girando enquanto se move ladeira a baixo.
( ) Um guindaste aumenta o seu contrapeso na parte traseira para elevar uma carga maior.

Mais conteúdos dessa disciplina