Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à utilização do recurso do leitor virtual, é correto afirmar o seguinte:
I) Favorece, tão somente, a promotoria como sujeito enunciador, tendo em vista que ele (sujeito enunciador) não se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas.
II) Favorece, tão somente, a defesa como sujeito enunciador, tendo em vista que ele (sujeito enunciador) não se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas.
III) Favorece, tão somente, o interlocutor, tendo em vista que o sujeito enunciador, seja ele defensor ou promotor, se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas.
IV) Favorece tanto a defesa como a promotoria como sujeitos enunciadores, tendo em vista que se fundamentam no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas.
a. Apenas I e II.
b. Apenas II.
c. Apenas II e IV.
d. Apenas III.
e. Apenas IV.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I) Favorece, tão somente, a promotoria como sujeito enunciador, tendo em vista que ele (sujeito enunciador) não se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas. Falso, pois o leitor virtual pode favorecer tanto a promotoria quanto a defesa, dependendo do contexto. II) Favorece, tão somente, a defesa como sujeito enunciador, tendo em vista que ele (sujeito enunciador) não se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas. Falso, pela mesma razão da afirmativa I. III) Favorece, tão somente, o interlocutor, tendo em vista que o sujeito enunciador, seja ele defensor ou promotor, se fundamenta no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas. Falso, pois o leitor virtual não favorece apenas o interlocutor, mas pode ser utilizado por ambos os lados. IV) Favorece tanto a defesa como a promotoria como sujeitos enunciadores, tendo em vista que se fundamentam no grau de aceitabilidade das propostas apresentadas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que tanto a defesa quanto a promotoria podem utilizar o recurso do leitor virtual. Com base nas análises, a única afirmativa verdadeira é a IV. Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se a necessidade de o sujeito enunciador ter de se ajustar à audiência de interlocutores para organizar uma palestra que tratará de organizações criminosas, o sujeito enunciador deve observar:
Está correto o que se afirma em:
I) Não só o conhecimento, mas o nível de conhecimento dos interlocutores sobre o assunto para que o sujeito enunciador possa contribuir para o interesse dos interlocutores.
II) Não deve falar acima do conhecimento para evitar que eles se desliguem logo da palestra por não alcançarem o nível específico que ela atinge. Não deve tampouco falar muito abaixo do conhecimento da audiência para que ela não fique entediada.
III) Não deve se ater a termos muito específicos, próprios do jargão jurídico ou à própria gíria do mundo do crime, porque se a audiência não compartilhar desse universo de conhecimento, logo demonstrará sinais de desinteresse.
IV) Precisa dar legitimidade às informações que mobiliza para garantir credibilidade. É importante que preserve a harmonia com seus interlocutores para que se mantenha a urbanidade entre aqueles que participam da enunciação.
a. Apenas I e II.
b. Apenas II, III e IV.
c. Apenas II e IV.
d. Apenas III e IV.
e. Todas são corretas.

Quanto às informações verossímeis, à legitimidade e à transparência do texto para que o objetivo do sujeito enunciador seja atingido, podemos afirmar que:
I) A legitimidade das informações é geradora de credibilidade. Uma informação que se fundamente em uma fonte de pesquisa duvidosa é capaz de conquistar credibilidade e, consequentemente, adesão dos interlocutores à proposta que veicula.
II) A quantidade de informação merece bem pouca atenção por parte do sujeito enunciador para que a palestra não corra o risco de ser informativa, o que poderá causar uma paralisação no sentido de comprometer o interesse.
III) Referência a situações um pouco fantásticas em relação à realidade não gera falta de credibilidade por parte dos interlocutores, que ainda poderão se sentir respeitados pelo sujeito enunciador mesmo que este lhes apresente exemplos forjados e fantasiosos.
IV) A enunciação de uma palestra é formal, o que, naturalmente, garante harmonia entre sujeito e interlocutores. Deve-se avaliar, ainda, os mecanismos de manutenção de harmonia entre sujeito e interlocutores para que se preserve a urbanidade entre as partes que ocupam o mesmo lugar de enunciação.
a. Apenas I e II.
b. Apenas II, III e IV.
c. Apenas II e IV.
d. Apenas IV.
e. Todas são corretas.

Com relação aos valores, assinale a alternativa correta.
I) Na hierarquia a ser constituída no percurso argumentativo do sujeito enunciador é prioritário o valor da pessoa, no elenco de argumentos, o valor do “outro” enquanto “pessoa” deve ser relevado sempre.
II) Não se pode prescindir do “outro”, na construção do percurso argumentativo, pois ele vai ocupar um lugar primordial em qualquer escala.
III) Nada pior para o ser humano que se perceber inexistente para aquele que a ele se dirige. Tende a reagir com a mesma indiferença.
IV) Quando o interlocutor não se sente valorizado pelo sujeito enunciador, reage contrariamente aos interesses do próprio sujeito enunciador.
a. Apenas I e II.
b. Apenas I e IV.
c. Apenas III e IV.
d. Todas são corretas.
e. Todas são falsas.

Considere as assertivas a seguir e assinale a alternativa que contenha apenas as assertivas que são corretas.
I) Quando da própria elaboração do texto, seja ele escrito ou oral, o sujeito enunciador já começa a trabalhar os ajustes para conquistar seu interlocutor e, finalmente, obter adesão à tese que defende. Este processo se estende ao longo de todo percurso até o fechamento do texto.
II) O ato de convencer não demanda qualquer esforço por parte do sujeito enunciador porque o interlocutor ainda não se posicionou a favor de uma proposta.
III) O ato de persuadir precisa trabalhar na direção de fazer o interlocutor desistir da posição assumida anteriormente para aderir à tese que o sujeito enunciador lhe apresenta, o que muito lhe exige devido à complexidade que se apresenta em função de conflitos ideológicos.
IV) O ato de dissuadir, no entanto, revela-se o mais complexo, porque, ao desistir do posicionamento anterior, o interlocutor põe em cheque seus valores ideológicos, conflita com suas formações imaginárias, o que torna muito complexo que venha a aderir à proposta do sujeito enunciador.
a. Apenas I, II e III.
b. Apenas I, III e IV.
c. Apenas III e IV.
d. Apenas II e IV.
e. Todas são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina