Logo Passei Direto
Buscar
Um dos grandes desafios que os docentes enfrentam na emergência do novo século diz respeito ao diálogo entre os diversos campos de conhecimento que habitam o cotidiano escolar, materializados em disciplinas curriculares. Nesse sentido, a proposta de integração curricular que se ancora na lógica das disciplinas acadêmicas buscando as inter-relações entre elas, chama-se:
Escolha uma opção:
a. Plano de Ensino
b. Interdisciplinaridade
c. Temas Transversais
d. Currículo Escolar
e. Plano de Aula
User badge image
Didaticamente

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o que cada uma das opções representa no contexto educacional. a) Plano de Ensino - Refere-se a um documento que orienta o professor sobre como desenvolver o conteúdo de uma disciplina, mas não necessariamente envolve a integração entre disciplinas. b) Interdisciplinaridade - Este termo se refere à proposta de integrar diferentes disciplinas, promovendo o diálogo entre elas e buscando inter-relações, o que se encaixa perfeitamente na descrição apresentada. c) Temas Transversais - Embora envolvam a integração de conteúdos, eles não se referem especificamente à inter-relação entre disciplinas acadêmicas. d) Currículo Escolar - Refere-se ao conjunto de conteúdos e experiências que a escola oferece, mas não necessariamente à integração entre disciplinas. e) Plano de Aula - É um planejamento específico para uma aula, sem foco na integração entre disciplinas. Diante dessa análise, a opção que melhor se encaixa na proposta de integração curricular que busca as inter-relações entre as disciplinas é: b) Interdisciplinaridade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(ENADE, 2021) A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento. [...] Aprender vem de ad (junto de alguém ou algo) e praehendere (tentar prender, agarrar, pegar). Aprendemos porque somos seres inacabados: [...] Nós, seres humanos, não só somos seres inacabados e incompletos como temos consciência disso. Por isso, precisamos aprender "com". Aprendemos "com" porque precisamos do outro, fazemo-nos na relação com o outro, mediados pelo mundo, pela realidade em que vivemos.
Considerando a abordagem do texto, os profissionais da educação devem:
a. garantir espaço de colaboração entre os pares, tornando-os copartícipes do projeto pedagógico na tomada de decisões sobre a infraestrutura da escola.
b. perceber a cultura escolar como diferencial nas práticas pedagógicas, tendo em vista a formação autônoma do aluno.
c. atuar individualmente, criando condições para viabilizar as ações e garantir espaços para atividades pedagógicas e administrativas.
d. promover encontros para a construção de propostas inovadoras e repassá-las apenas aos gestores para implementação.
e. conduzir o planejamento escolar priorizando o alcance de bons resultados nas avaliações externas em larga escala.

A respeito dos métodos ativos e passivos de aprendizagem. Analise as afirmativas abaixo e assinale V para Verdadeiro e F para Falso:
Escolha uma opção:
I - O aprendizado ativo e interativo também envolve atividades lúdicas e principalmente a resolução de problemas, que permite ao professor confrontar os alunos com situações-problema novas, compatíveis com os instrumentos que estes já possuem ou que possam adquirir no processo.
II - As metodologias ativas possibilitam a aprendizagem de estratégias de enfrentamento, planejamento de etapas, estabelecimento de relações, verificação de regularidades, fazendo uso dos próprios erros cometidos para buscar novas alternativas. Assim, os alunos adquirem espírito de pesquisa, aprendem a consultar, a experimentar, a organizar dados, a sistematizar resultados, a validar soluções.
III - Os métodos ativos desenvolvem a capacidade de raciocínio, fazendo com que o indivíduo adquira autoconfiança e sentido de responsabilidade; e, finalmente, amplie sua autonomia e capacidade de comunicação e de argumentação.
IV - Dentre os métodos passivos temos: exposição dialogada, debate, trabalho com textos, trabalho em grupo, seminário, dramatização, estudo dirigido, simulação etc. Aqui também se incluem pesquisas que envolvam a natureza e a sociedade (visitas de campo a museus, indústrias, empresas, excursões ambientais, entrevistas etc.), que permitem desenvolver o aprendizado significativo, aproximar conhecimento e realidade vivida e também incentivar a interdisciplinaridade.
a. F, F, F, F.
b. F, V, V, F
c. V, V, V, F.
d. F, V, F, V
e. V, V, V, V

Mais conteúdos dessa disciplina