Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

UNIPLAN

No ano de 2006, através do Decreto da Presidência da República nº. 5.813, de 22 de junho, foi criada a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. No mesmo ano, através de portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 971, já havia sido criada a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), abrangendo, além da Fitoterapia, a Homeopatia, a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, o Termalismo/Crenoterapia e a Medicina Antroposófica. Essas duas políticas incrementaram a discussão sobre a oportunidade, a importância, as dificuldades, as facilidades e as vantagens da implementação da Fitoterapia nos serviços de saúde do SUS, e sobre as diferentes visões a respeito de como isso deve ocorrer. A criação de uma política de âmbito nacional para o uso das plantas medicinais e dos fitoterápicos foi resultado de uma luta que remonta à época anterior à criação do SUS, em que diversos atores, como pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e usuários tiveram papel fundamental. A implementação da Fitoterapia no SUS representa, além da incorporação de mais uma terapêutica ao arsenal de possibilidades de tratamento à disposição dos profissionais de saúde, o resgate de uma prática milenar, onde se imbricam o conhecimento científico e o conhecimento popular e seus diferentes entendimentos sobre o adoecimento e as formas de tratá-lo. Pelo fato de o uso da Fitoterapia se embasar nesses dois tipos de conhecimento, aparentemente divergentes, resultam entendimentos diferentes sobro seu uso.

Figueredo, Climério Avelino de, Gurgel, Idê Gomes Dantas e Gurgel, Garibaldi Dantas. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva [online]. 2014, v. 24, n. 2 [Acessado 14 Março 2022], pp. 381-400.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As plantas medicinais têm grande influência na manutenção das condições de saúde das pessoas. Isso se deve em parte ao aumento dos estudos com fitoterápicos, levando a uma comprovação da ação terapêutica de várias plantas utilizadas popularmente.

Porque

II. Fitoterapia é parte da cultura da população, sendo utilizada e difundida há muitas gerações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Questão 2

Resposta

a.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

c.

 As asserções I e II são proposições falsas.

d.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

e.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

User badge image
aparecida morais

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar as asserções: I. As plantas medicinais têm grande influência na manutenção das condições de saúde das pessoas. Isso se deve em parte ao aumento dos estudos com fitoterápicos, levando a uma comprovação da ação terapêutica de várias plantas utilizadas popularmente. Essa afirmação é verdadeira, pois há um crescente reconhecimento e estudo das plantas medicinais e fitoterápicos, que demonstram sua eficácia. II. Fitoterapia é parte da cultura da população, sendo utilizada e difundida há muitas gerações. Essa afirmação também é verdadeira, já que a fitoterapia é uma prática tradicional que tem sido utilizada ao longo da história em diversas culturas. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - A asserção II pode ser vista como uma justificativa para a I, pois a cultura e a tradição no uso de fitoterápicos contribuem para a sua influência na saúde das pessoas. Com base nessa análise, a alternativa correta é: b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina