Logo Passei Direto
Buscar
A primeira etapa de um diagnóstico correto é a coleta da amostra, apesar de ser uma etapa subestimada. Caso seja processada da maneira incorreta ela pode inferir em resultados duvidosos ou até mesmo totalmente errôneos. Sobre a coleta de amostra podemos afirmar que:
(A) Urinas que foram coletadas há mais de 24 horas devem ser rejeitadas para processamento.
(B) Amostras de vômitos devem ser processadas em até 6 horas.
(C) Swabs de feridas não devem ser enviados em meio de transporte, pois o meio Stuart é composto de inibidores fúngicos.
(D) Amostras em frascos com formalina 56% devem ser rejeitados, e com formalina a 10% podem ser processados em microbiologia.
(E) Tecido ósseo e ósteo-articular pode ser enviado adicionado de solução salina a 0,85% ou solução de formalina a 2 %.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para determinar qual é a correta em relação à coleta de amostras para diagnóstico microbiológico: (A) Urinas que foram coletadas há mais de 24 horas devem ser rejeitadas para processamento. - Correto, pois amostras de urina devem ser processadas rapidamente para evitar a proliferação de bactérias. (B) Amostras de vômitos devem ser processadas em até 6 horas. - Isso pode variar, mas geralmente recomenda-se que amostras de vômitos sejam processadas o mais rápido possível, idealmente em menos de 2 horas. (C) Swabs de feridas não devem ser enviados em meio de transporte, pois o meio Stuart é composto de inibidores fúngicos. - Incorreto, pois o meio Stuart é utilizado para transporte de swabs, e não é especificamente para inibir fungos. (D) Amostras em frascos com formalina 56% devem ser rejeitados, e com formalina a 10% podem ser processados em microbiologia. - Correto, pois a formalina a 56% é muito concentrada e pode prejudicar a viabilidade dos microrganismos, enquanto a 10% é mais adequada. (E) Tecido ósseo e ósteo-articular pode ser enviado adicionado de solução salina a 0,85% ou solução de formalina a 2%. - A formalina a 2% é geralmente utilizada para preservação, mas a solução salina a 0,85% é mais comum para transporte. Após a análise, as alternativas (A) e (D) estão corretas, mas a (D) é mais específica em relação ao processamento em microbiologia. Portanto, a resposta correta é: (D) Amostras em frascos com formalina 56% devem ser rejeitados, e com formalina a 10% podem ser processados em microbiologia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.

Mais conteúdos dessa disciplina