Logo Passei Direto
Buscar
No que diz respeito à estrutura de fungos leveduriformes ou que apresentam dimorfismo e sua participação em infecções, observe as sentenças abaixo:
Com base na análise das sentenças acima, você poderia afirmar que:
I- As chamadas células pseudohifas geralmente são elipsoidais e apresentam constrições nas junções dos septos.
II- As células hifas geralmente possuem lados paralelos e são de largura uniforme e possuem septos verdadeiros, sem constrições além do fato de possuírem poros nestes septos.
III- Nas pseudo-hifas e nas leveduras, a divisão nuclear e a formação do anel septal ocorrem através do colo do botão-mãe, enquanto nas hifas, esses eventos ocorrem inteiramente dentro do tubo germinativo (o filamento curto inicial) durante a primeira divisão celular.
IV- As células hifais possuem várias estruturas que não estão presentes nas pseudo-hifas como por exemplo os septos verdadeiros e uma organela especializada em promover o crescimento na ponta da hifa.
V- Em muitos patógenos fúngicos a forma de levedura e a expressão gênica associada à levedura estão especificamente correlacionados com a virulência, fato melhor verificado nos patógenos fúngicos dimórficos.
(A) As sentenças I, II, III e V estão corretas.
(B) As sentenças II, III, IV e V estão corretas.
(C) As sentenças II, III e V estão corretas.
(D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
(E) Todas as sentenças estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- As chamadas células pseudohifas geralmente são elipsoidais e apresentam constrições nas junções dos septos. Verdadeiro, as pseudohifas realmente têm essa característica de serem elipsoidais e apresentarem constrições. II- As células hifas geralmente possuem lados paralelos e são de largura uniforme e possuem septos verdadeiros, sem constrições além do fato de possuírem poros nestes septos. Verdadeiro, as hifas têm essa estrutura, com septos verdadeiros e poros. III- Nas pseudo-hifas e nas leveduras, a divisão nuclear e a formação do anel septal ocorrem através do colo do botão-mãe, enquanto nas hifas, esses eventos ocorrem inteiramente dentro do tubo germinativo (o filamento curto inicial) durante a primeira divisão celular. Verdadeiro, essa descrição está correta. IV- As células hifais possuem várias estruturas que não estão presentes nas pseudo-hifas como por exemplo os septos verdadeiros e uma organela especializada em promover o crescimento na ponta da hifa. Verdadeiro, as hifas têm septos verdadeiros e estruturas especializadas para crescimento. V- Em muitos patógenos fúngicos a forma de levedura e a expressão gênica associada à levedura estão especificamente correlacionados com a virulência, fato melhor verificado nos patógenos fúngicos dimórficos. Verdadeiro, essa afirmação é correta e reflete a relação entre a forma de levedura e a virulência. Agora, como todas as sentenças (I, II, III, IV e V) estão corretas, a alternativa correta é: (E) Todas as sentenças estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre fungos dimórficos, assinale a alternativa incorreta:
(A) As colônias de Sporothix spp. quando cultivadas a 25°C apresentam crescimento lento, são úmidas e glabras, com a superfície enrugada. Algumas cepas podem produzir hifas aéreas curtas e a pigmentação pode variar do branco/creme ao preto. Os conidióforos surgem em ângulo reto a partir de hifas septadas finas.
(B) Histoplasma capsulatum tem distribuição mundial, porém a região de Mississippi-Ohio, River Valley, nos EUA, é reconhecida como uma importante região endêmica. A histoplasmose é uma infecção micótica intracelular do sistema reticuloendotelial causada pela inalação do fungo. Aproximadamente 95% dos casos são inaparentes, subclínicos ou benignos. Os 5% restantes dos casos podem desenvolver doença pulmonar crônica progressiva, doença crônica cutânea ou sistêmica, ou uma doença sistêmica aguda fulminante.
(C) Recentemente P. brasiliensis foi reconhecida como duas espécies: P. brasiliensis e P. lutzii. P. brasiliensis/lutzii é geograficamente restrito a áreas da América do Sul e Central. As duas espécies são morfologicamente muito parecidas, porém, os conídios de P. lutzii são alongados enquanto os de P. brasiliensis são piriformes. Assim, a confirmação molecular das espécies não é exigida, ou recomendada.
(D) Coccidioides immitis foi separado em duas espécies distintas: C. immitis e C. posadasii. As duas espécies são morfologicamente idênticas e podem ser distinguido apenas pela análise genética e por diferentes taxas de crescimento na presença de altas concentrações de sal (C. posadasii cresce mais lentamente). C. immitis é geograficamente limitado à região do Vale de San Joaquin, na Califórnia, e ao México, enquanto C. posadasii é encontrado na Califórnia, Arizona, Texas, México e América do Sul.
(E) Talaromyces marneffei é a única espécie dimórfica de Talaromyces, crescendo como levedura a 37°C. Produz um pigmento solúvel vermelho em meios de uso geral e seus conidióforos são, geralmente, biverticilados e às vezes monoverticilados.

Mais conteúdos dessa disciplina