Logo Passei Direto
Buscar

O Estatuto fez longa enumeração de princípios administrativos de incidência sobre contratos e licitações (art. 5º). A ideia do legislador foi a fixar os postulados que não podem ser descartados pelo administrador público quando sua atuação envolver essa matéria. Por isso, já se afirmou, com razão, que os princípios [são ideias centrais que dão sustentação a um dado sistema normativo.]” 

Os princípios, portanto, trazem em seu conteúdo, diretrizes que devem ser aplicadas na atuação do Administrador Público, o que inclui, o processo de licitação.

A partir da leitura deste trecho, assinale a alternativa CORRETA em relação à aplicabilidade dos princípios na licitação.

  • Princípio da moralidade determina que seja dado o mesmo tratamento a todos os licitantes.
  • Princípio da impessoalidade determina que devem ser aplicados preceitos éticos na legislação.
  • Princípio da competitividade determina que deve ser escolhida a proposta mais satisfatória para a administração pública.
  • Princípio da eficácia determina que devem ser adotadas soluções rápidas para que a licitação seja concluída.
  • Princípio da eficiência determina que a licitação tenha regras específicas no instrumento licitatório.


User badge image
luis fernando martins

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

A alternativa correta em relação à aplicabilidade dos princípios na licitação é: Princípio da competitividade determina que deve ser escolhida a proposta mais satisfatória para a administração pública. Esse princípio visa garantir que haja ampla concorrência entre os licitantes, permitindo que a administração pública escolha a proposta que melhor atenda ao interesse público.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina