Os estudantes do ensino fundamental anos iniciais no município de Tauá-Ceará foram entrevistados acerca dos objetivos de acessarem a internet quando não estão na escola. O gráfico abaixo demonstra o resultado desta pesquisa
Que relação pode ser estabelecida entre o gráfico e a charge apresentados?
Opções da pergunta 4:
Ambas as imagens indicam que o letramento digital não deve fazer parte da escola, o uso da tecnologia deve ser uma prática da vida dos estudantes, mas não tem utilidade pedagógica.
Nenhuma relação pode ser traçada entre as imagens.
Ao analisar as imagens, observa-se que os estudantes citados na pesquisa já estão letrados digitalmente (gráfico 1) e que a professora apenas está confirmando isso, fazendo uma atividade pelo aplicativo chamado Whatsapp, que não tem aplicação pedagógica.
Ambas as imagens discutem o letramento digital; no primeiro gráfico, podemos perceber que, embora os estudantes entrevistados tenham acesso a equipamentos tecnológicos, seu uso é praticamente destinado ao lazer; já na charge, observa-se que a prática pedagógica da professora não é compreendida por seu superior.
Na charge, entendemos que a professora apenas quer "matar" aula, ou seja, não está lecionando e deixou os alunos livres para fazerem o que quiserem; no entanto, os estudantes optam por desenvolver atividades acadêmicas sem orientação da professora.
Ed
há 3 semanas
A relação que pode ser estabelecida entre o gráfico e a charge é que ambas discutem o letramento digital. O gráfico mostra que, apesar de os estudantes terem acesso a equipamentos tecnológicos, seu uso é voltado principalmente para o lazer. Já a charge ilustra a falta de compreensão da prática pedagógica da professora por parte de seu superior, sugerindo que a tecnologia pode não estar sendo utilizada de forma educativa. Portanto, a opção mais adequada seria: "Ambas as imagens discutem o letramento digital; no primeiro gráfico, podemos perceber que, embora os estudantes entrevistados tenham acesso a equipamentos tecnológicos, seu uso é praticamente destinado ao lazer; já na charge, observa-se que a prática pedagógica da professora não é compreendida por seu superior."