Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
a) consubstanciou os ideais propostos na Confederação do Equador.
b) instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular.
c) propôs, a partir das idéias liberais das elites políticas, a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra.
d) provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações na estruturas econômicas e sociais do País.
e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.
User badge image
Progresso com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Analisando as alternativas sobre a independência do Brasil, vamos considerar o contexto histórico e as consequências desse evento. a) Consistiu em ideais da Confederação do Equador - A Confederação do Equador ocorreu após a independência e não é um reflexo direto dela. b) Instituiu a monarquia como forma de governo, a partir de amplo movimento popular - A independência foi proclamada por Dom Pedro I, mas não foi um movimento popular amplo, e sim uma decisão da elite. c) Propôs a extinção do tráfico de escravos, contrariando os interesses da Inglaterra - Embora houvesse pressão para a abolição, a independência não foi diretamente ligada a essa proposta. d) Provocou, a partir da Constituição de 1824, profundas transformações nas estruturas econômicas e sociais do País - A Constituição de 1824 trouxe algumas mudanças, mas não foram profundas transformações imediatas. e) Implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos - Esta alternativa é correta, pois a independência resultou na manutenção da monarquia e dos interesses da elite agrária. Portanto, a alternativa correta é: e) implicou na adoção da forma monárquica de governo e preservou os interesses básicos dos proprietários de terras e de escravos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se:
Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.
(01) O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista.
(02) De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos.
(04) Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações.
(08) A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais.
(16) A mais evidente demonstração de apoio prestado pelo Estado e burguesia portugueses ao liberalismo ocorreu com a 'Abertura dos portos do Brasil às nações amigas', em 1808.
(32) A independência das colônias inglesas da América, na segunda metade do século XVIII, influenciou os movimentos emancipacionistas das colônias luso-espanholas do continente, cujos revolucionários solicitaram apoio ao país recém-independente.
(64) Os direitos inalienáveis do homem defendidos pelos iluministas só foram respeitados, no Brasil, durante o Império e a República.

Mais conteúdos dessa disciplina