Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
A presença no Brasil da Corte e do Príncipe Regente, D. João, criou condições concretas para que a separação do Brasil em relação a Portugal se tornasse definitiva.
A respeito dessa conjuntura, é correto afirmar que:
(01) D. João manteve a proibição de se instalarem indústrias no Brasil.
(02) A abertura dos portos brasileiros liquidou com o elemento econômico essencial do sistema colonial ibérico: o monopólio comercial.
(04) A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro significou a transferência das decisões políticas do Nordeste para o Sudeste.
(08) Ao liberalismo comercial, que interessava aos ingleses e às elites coloniais, corresponderia, no plano político, a instalação de um Estado Nacional na antiga Colônia.
(16) O Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
User badge image
Progresso com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada uma das afirmações para identificar quais são corretas: (01) D. João manteve a proibição de se instalarem indústrias no Brasil. - Esta afirmação é falsa, pois D. João incentivou a instalação de indústrias no Brasil para desenvolver a economia local. (02) A abertura dos portos brasileiros liquidou com o elemento econômico essencial do sistema colonial ibérico: o monopólio comercial. - Esta afirmação é verdadeira, pois a abertura dos portos permitiu que o Brasil comerciasse com outros países, quebrando o monopólio que Portugal tinha. (04) A instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro significou a transferência das decisões políticas do Nordeste para o Sudeste. - Esta afirmação é verdadeira, já que a corte se estabeleceu no Rio de Janeiro, centralizando o poder político na região Sudeste. (08) Ao liberalismo comercial, que interessava aos ingleses e às elites coloniais, corresponderia, no plano político, a instalação de um Estado Nacional na antiga Colônia. - Esta afirmação é verdadeira, pois o liberalismo comercial estava ligado ao desejo de autonomia e formação de um Estado Nacional. (16) O Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves. - Esta afirmação é verdadeira, pois em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido. Agora, somando os números das afirmações corretas: 02 (2) + 04 (4) + 08 (8) + 16 (16) = 30. Portanto, a resposta correta é a soma das afirmações 02, 04, 08 e 16.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a crise do antigo sistema colonial, sabe-se:
Assinale as proposições corretas, some os números a elas associados e marque no espaço apropriado.
(01) O desenvolvimento do capital industrial e a crise do Estado absolutista resultaram em contestações ao sistema colonial montado segundo os princípios da política mercantilista.
(02) De acordo com as teses livre-cambistas, defendidas a partir da Revolução Industrial, o sistema colonial era espoliativo das metrópoles, sempre obrigadas a manter despesas com suas colônias e a comprar produtos inferiores por elas produzidos.
(04) Os princípios do liberalismo econômico foram veementemente defendidos pela burguesia e pelo Estado, em Portugal, porque preconizavam os direitos naturais do homem, a abolição do trabalho escravo e a soberania das nações.
(08) A Guerra dos Mascates se caracterizou como um movimento entre colonos e metrópole, enquanto a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates se caracterizaram como movimentos anticoloniais.
(16) A mais evidente demonstração de apoio prestado pelo Estado e burguesia portugueses ao liberalismo ocorreu com a 'Abertura dos portos do Brasil às nações amigas', em 1808.
(32) A independência das colônias inglesas da América, na segunda metade do século XVIII, influenciou os movimentos emancipacionistas das colônias luso-espanholas do continente, cujos revolucionários solicitaram apoio ao país recém-independente.
(64) Os direitos inalienáveis do homem defendidos pelos iluministas só foram respeitados, no Brasil, durante o Império e a República.

Mais conteúdos dessa disciplina