Compreendemos que cada profissional da educação, em seu contexto de vida e de profissão, constrói sua identidade, sua profissionalidade, sua prática pedagógica, seu percurso formativo, pois, como nos afirma António Nóvoa, há muitos modos de exercer a docência e de se tornar professor/a. No entanto, em todos eles “é imprescindível compreender a complexidade da profissão em todas as suas dimensões: teóricas, experienciais, culturais, políticas, ideológicas e simbólicas”.
Como pode ser caracterizada a profissionalização docente no contexto da educação básica, considerando os processos sociais e políticos que envolvem o trabalho do professor?
Ed
ontem
A profissionalização docente no contexto da educação básica pode ser caracterizada como "um processo de construção social, histórica e política, que reconhece a docência como prática reflexiva". Essa abordagem considera a complexidade da profissão e a importância de integrar teoria e prática, além de levar em conta os aspectos sociais e políticos que influenciam o trabalho do professor.