Logo Passei Direto
Buscar
Um fator frequente em acidentes graves é a falha na comunicação. O operador de guindaste, grua e ponte rolante que operam em cabine depende de comunicação com outro profissional.
Considerando o conceito de barreiras de segurança, assinale a incorreta:
Como barreira imaterial, deve ser criada regra que não permite a operação desses equipamentos profissionais com pouca experiência e proficiência.
A comunicação pode ser realizada e analisada no início das operações através de uma permissão de trabalho.
As sinalizações são consideradas barreiras de segurança funcionais.
Nessas atividades de risco, que envolvem movimentação de carga e comunicação entre operadores, devem existir procedimentos de trabalho caracterizados como barreira simbólica.
O trabalho conjunto entre os mesmos profissionais ao longo do tempo garante mais segurança na comunicação e interpretação.
User badge image
Questões para o Sucesso

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

A opção incorreta é: "Nessas atividades de risco, que envolvem movimentação de carga e comunicação entre operadores, devem existir procedimentos de trabalho caracterizados como barreira simbólica." Isso porque, em atividades de risco, as barreiras de segurança devem ser efetivas e não apenas simbólicas. Procedimentos de trabalho devem ser claros e seguidos rigorosamente para garantir a segurança, e não apenas representados de forma simbólica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte relato: “Após uma manutenção no forno elétrico de grande porte de uma Siderúrgica, o operador da ponte rolante começou a posicionar o elétrodo (500 kg) no forno, mas ocorreu um deslocamento no elétrodo que gerou um balanço anormal. Nesse instante, o elétrodo se chocou com a guia que conduzia até o posicionamento correto, o choque com a parte fixa quebrou parte do elétrodo, que caiu sobre a abobada (Tampa do Forno), quebrando seis conexões da tubulação de refrigeração (água). Com a quebra, houve grande vazamento de água para o interior do forno. Após a quebra, o trabalhador saiu da cabine de operação para identificar melhor a situação. Quando chegou ao local, verificou a situação do vazamento, mas a interpretação inicial do trabalhador era de que não havia aço derretido para gerar o risco de explosão, pois o forno estava desligado há duas horas, haviam enchido a panela de sucata e, pela experiência do trabalhador, a água não era para chegar ao aço derretido. Nesse instante, a água, por ser em grande quantidade, atingiu parte do aço derretido, na parte inferior da panela. A água deve ter percorrido parte da sucata que havia sido colocada para ser executada na próxima fornada, e também passado pela escória que, depois das duas horas, deveria estar no estado sólido, bem espessa. Podemos dizer que a água chegou à parte derretida do aço e com isso gerou a explosão, na qual parte do vapor projetado veio a atingir o empregado, causando queimaduras de 1º e 2º Grau”.
Sobre o acidente, assinale as assertivas quanto à veracidade – V para Verdadeiro, ou F para Falso:
I. Se as ações adotadas na NR 14 fossem tomadas, não ocorreria o acidente.
II. O acidente ocorreu devido a uma interação de atividade, envolvendo o operador da ponte rolante e o operador da produção, que estava na cabine.
III. O operador da produção estava exercendo sua função ao ir ao local verificar os danos ocorridos da quebra do elétrodo.
IV. O acidente mostra que é preciso haver atualização na NR 14 para evitar esse tipo de acidente.
Opção A: F, V, F, F.
Opção B: F, F, V, V.
Opção C: F, V, F, V.
Opção D: F, V, V, V.
Opção E: V, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina