Logo Passei Direto
Buscar
O aviso prévio é direito indispensável previsto no inciso XXI do artigo 7º da CRFB/88 e no artigo 487 da CLT.
Sobre o aviso prévio trabalhado, assinale a alternativa CORRETA:
A - Essa forma de aviso prévio integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas sem justa causa, em que o empregado labora os 30 dias efetivamente.
B - Esse aviso prévio não integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas com justa causa, em que o empregado labora perde os 30 dias que trabalhou.
C - O empregado perde o direito ao aviso prévio, assim como a diversos direitos trabalhistas (saque do FGTS, seguro-desemprego, férias proporcionais, décimo terceiro proporcional, entre outros).
D - É o empregado que não tolera mais aquela atividade e pretende se ver livre, rompendo relação sem conseguir conceder aviso previamente, surgindo disso a possibilidade de pagar o aviso prévio, que deveria ter sido oferecido no intuito de evitar surpresas.
User badge image
Desafios para Aprender

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar as alternativas sobre o aviso prévio trabalhado: A - Essa forma de aviso prévio integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas sem justa causa, em que o empregado labora os 30 dias efetivamente. Correta. O aviso prévio trabalhado é considerado tempo de serviço e deve ser cumprido em caso de dispensa sem justa causa. B - Esse aviso prévio não integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas com justa causa, em que o empregado labora perde os 30 dias que trabalhou. Incorreta. O aviso prévio trabalhado integra sim o tempo de serviço e não se aplica a dispensas com justa causa. C - O empregado perde o direito ao aviso prévio, assim como a diversos direitos trabalhistas (saque do FGTS, seguro-desemprego, férias proporcionais, décimo terceiro proporcional, entre outros). Incorreta. O aviso prévio é um direito do trabalhador, e ele não perde esse direito em dispensas sem justa causa. D - É o empregado que não tolera mais aquela atividade e pretende se ver livre, rompendo relação sem conseguir conceder aviso previamente, surgindo disso a possibilidade de pagar o aviso prévio, que deveria ter sido oferecido no intuito de evitar surpresas. Incorreta. Essa descrição não se aplica ao aviso prévio trabalhado, que é uma obrigação do empregador em caso de demissão sem justa causa. Portanto, a alternativa correta é: A - Essa forma de aviso prévio integra o tempo de serviço do trabalhador. Trata-se da modalidade possível de concessão nas dispensas sem justa causa, em que o empregado labora os 30 dias efetivamente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina