Leia o fragmento de texto:
“O processo inflamatório pode ser de origem infecciosa, quando a inflamação é causada por um patógeno, ou de origem não infecciosa, quando a lesão tecidual é causada por queimaduras, traumas, perfurações [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCCOLOTTO, Tatiana. Rota de Aprendizagem da Aula 4. Resposta Inflamatória, Patologia. Curitiba, Intersaberes, 2021, p. 9.
A partir do fragmento anterior e do conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 4– Resposta Inflamatória, da disciplina de Patologia sobre a resposta inflamatória, assinale a alternativa correta:
A
Independentemente das variáveis que causem modificações nas respostas inflamatórias a resolução será por regeneração ou cronificação.
B
O infiltrado mononuclear, que apresenta alta concentração de macrófagos, linfócitos e plasmócitos é responsável por desencadear reações vasculares e celulares.C
Os sinais cardinais do processo inflamatório são edema, calor, rubor, dor e perda da função.
D
Na fase crônica da inflamação, os danos ocorridos no organismo são causados pelo patógeno e suas toxinas.
E
Os processos inflamatórios na fase aguda inicial apresentam lesões teciduais observadas em doenças como artrite reumatoide e tuberculose.
Ed
anteontem
A alternativa correta é: C: Os sinais cardinais do processo inflamatório são edema, calor, rubor, dor e perda da função. Esses são os principais sinais que caracterizam a resposta inflamatória. As outras alternativas apresentam informações que não estão corretas ou não refletem a definição clássica da inflamação.
Ayrton Peixoto
anteontem
correto