Logo Passei Direto
Buscar
Segundo o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2018: A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um:
a. Documento legítimo.
b. Documento para socialização informal.
c. documento oficial.
d. Documento formal.
e. documento não-oficial.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 18 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 18 horas

Para responder a essa pergunta, precisamos considerar o que o Manual de Redação da Presidência da República diz sobre o e-mail como gênero textual. O e-mail, quando utilizado na comunicação, pode ser classificado de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que é aplicado. Analisando as alternativas: a) Documento legítimo - Embora o e-mail possa ser considerado legítimo, essa opção é muito genérica. b) Documento para socialização informal - Essa opção se refere mais ao uso casual do e-mail, não se aplicando ao contexto formal da administração pública. c) Documento oficial - O e-mail pode ser utilizado como documento oficial em algumas situações, especialmente na administração pública. d) Documento formal - Essa opção é válida, pois o e-mail pode ser formal, mas não necessariamente é sempre considerado um documento oficial. e) Documento não-oficial - Essa opção não se aplica, pois o e-mail pode ser oficial dependendo do contexto. Dentre as opções, a que melhor se encaixa no contexto do uso do e-mail na administração pública, conforme o Manual de Redação, é: c) Documento oficial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Política de Comunicação começa com uma decisão da cúpula, da alta administração, e está sempre alicerçada em várias necessidades reais (aumentar a visibilidade da organização na mídia, melhor relacionamento com os públicos de interesse, consolidar a imagem ou reputação e, quase sempre, dar uma mexida profunda na comunicação interna, entre outros objetivos) e, obrigatoriamente, deve envolver os profissionais de comunicação, todos eles, de uma organização. Uma Política de Comunicação não serve apenas para a comunicação, mas permeia todos os setores de uma organização.
Sobre o conteúdo estudado na disciplina de Comunicação e conforme o texto acima, leia as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro:
( ) Os estudos apontam que as empresas brasileiras têm se dedicado com afinco de maneira sistemática e competente quanto à definição de diretrizes gerais e específicas de comunicação.
( ) A política de comunicação é datada, ou seja, ela está umbilicalmente vinculada ao seu tempo e, portanto, precisa ser atualizada de uma forma contínua, de acordo com a necessidade da empresa.
( ) Dentro do ambiente organizacional, a política de comunicação não é apenas um indicativo de boa vontade da organização para com os públicos de interesse, mas um compromisso de mudança.
( ) Tem sido cada vez mais fácil encontrar verdadeiros exemplos de empresas brasileiras com políticas de comunicação empresarial escritas, documentadas e que servem de referência para outras.
a. F; V; V; F.
b. F; F; F; V.
c. V; F; V; V.
d. V; F; V; F.
e. V; V; V; V.

Em tempos de superexposição das marcas, das redes sociais e do empoderamento dos consumidores, vemos crescer a preocupação das empresas com sua imagem perante seus públicos de interesse. É comum em diversas publicações que falam sobre o assunto, os autores reforçaram o conceito que a marca é um dos maiores patrimônios de uma instituição. É fundamental que as políticas e planos de comunicação empresarial, assim como suas estratégias e ações, sejam pautadas no que deve ser o objetivo central de toda organização, que é a construção da imagem institucional da empresa.
Assinale a alternativa correta sobre a construção de uma imagem e reputação positiva:
a. Uma boa imagem da marca ou a construção de uma reputação positiva é um grande diferencial que muitas empresas conseguem alcançar.
b. Tem sido cada vez mais fácil encontrar verdadeiros exemplos de empresas brasileiras com políticas de comunicação empresarial escritas, documentadas e que servem de referência para outras.
c. Não adianta as empresas quererem construir uma imagem e uma reputação positiva nos dias atuais, pois com a internet não se conseguem mais se defender dos comentários negativos.
d. Uma boa imagem ou uma reputação de credibilidade não podem ser os aspectos mais importantes para as organizações, pois os consumidores só querem saber de preços baixos.
e. Não é possível construir uma imagem e uma boa reputação da marca a partir de uma gestão estratégica da comunicação empresarial.

Mais conteúdos dessa disciplina