Logo Passei Direto
Buscar
Em sete de setembro de 1822 ficou oficialmente declarada a data de independência do Brasil enquanto colônia da metrópole de Portugal. A relação entre colônia e metrópole já se encontrava abalada muito tempo antes do processo de independência, a ponto de alguns estudiosos defenderem que o país já havia rompido, em especial, no campo econômico.
Com relação à estruturação do governo brasileiro após o processo de independência, é correto afirmar que:
( ) O país recentemente criado automaticamente alinhou-se à outra metrópole, a Inglaterra, o que por sua vez exigiu um segundo processo de independência nos anos seguintes.
( ) O Estado nacional brasileiro passou a ser regido por uma monarquia absolutista, em que uma Constituição tornara o governo inviolável e sagrado, na figura do imperador.
( X ) O país iniciou o processo de constituição do Estado nacional, que acabou sendo marcado por disputas pelo controle pelo poder entre grandes proprietários locais e portugueses.
( ) Os poderes do novo governo ficaram divididos entre D. Pedro I e D. Pedro II, mais uma junta de governo marcadamente democrática e liberal.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas: 1. O país recentemente criado automaticamente alinhou-se à outra metrópole, a Inglaterra, o que por sua vez exigiu um segundo processo de independência nos anos seguintes. Falso. O Brasil não se alinhou automaticamente à Inglaterra como uma nova metrópole, e não houve um segundo processo de independência. 2. O Estado nacional brasileiro passou a ser regido por uma monarquia absolutista, em que uma Constituição tornara o governo inviolável e sagrado, na figura do imperador. Falso. O Brasil se tornou uma monarquia constitucional, não absolutista, e a Constituição de 1824 estabeleceu limites ao poder do imperador. 3. O país iniciou o processo de constituição do Estado nacional, que acabou sendo marcado por disputas pelo controle do poder entre grandes proprietários locais e portugueses. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois o processo de formação do Estado nacional foi, de fato, marcado por disputas entre elites locais e a influência portuguesa. 4. Os poderes do novo governo ficaram divididos entre D. Pedro I e D. Pedro II, mais uma junta de governo marcadamente democrática e liberal. Falso. D. Pedro I foi o imperador até sua abdicação em 1831, e D. Pedro II assumiu o trono posteriormente, mas não havia uma junta de governo democrática e liberal nesse contexto. Com base nas análises, a única afirmativa correta é a terceira: "O país iniciou o processo de constituição do Estado nacional, que acabou sendo marcado por disputas pelo controle do poder entre grandes proprietários locais e portugueses." Portanto, a alternativa correta é: (X) O país iniciou o processo de constituição do Estado nacional, que acabou sendo marcado por disputas pelo controle pelo poder entre grandes proprietários locais e portugueses.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina