Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil, desde os primeiros anos de exploração e povoamento das regiões litorâneas, definiu-se como uma colônia da metrópole de Portugal até o ano de 1822, quando ocorre o ato político oficial. Tal ato pode ser entendido como síntese de inúmeros movimentos que ocorriam ainda no século XVIII tanto em meio ao governo como das vontades de grupo e movimentos sociais no interior do país como da proliferação de ideias de movimentos políticos internacionais.
Sobre o contexto que antecedeu ao processo de independência do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
( ) O movimento de independência tem origem em revoltas locais na América Portuguesa, influenciadas por ideais iluministas, e teve profundo apoio de setores conservadores europeus.
( ) Havia uma inter-relação entre os diversos focos de resistência local contra a metrópole, e isso seria decisivo para a independência do Brasil e seu federalismo.
( X ) A Inconfidência Mineira representa o principal movimento de nativismo e revolta contra a metrópole, e aconteceu no mesmo ano da Revolução Francesa, tendo envolvimento de inúmeras classes sociais.
( ) Tiradentes, Frei Caneca e Bento Gonçalves são alguns dos exemplos de indivíduos que foram importantes nos movimentos de resistência à metrópole na América Portuguesa.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas: 1. O movimento de independência tem origem em revoltas locais na América Portuguesa, influenciadas por ideais iluministas, e teve profundo apoio de setores conservadores europeus. - Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois as revoltas locais foram influenciadas por ideais iluministas, mas o apoio de setores conservadores europeus não é um aspecto central do movimento de independência. 2. Havia uma inter-relação entre os diversos focos de resistência local contra a metrópole, e isso seria decisivo para a independência do Brasil e seu federalismo. - Essa afirmativa é verdadeira, pois realmente houve uma inter-relação entre os movimentos de resistência, mas não é a mais destacada em relação ao contexto da independência. 3. A Inconfidência Mineira representa o principal movimento de nativismo e revolta contra a metrópole, e aconteceu no mesmo ano da Revolução Francesa, tendo envolvimento de inúmeras classes sociais. - Essa afirmativa é verdadeira. A Inconfidência Mineira ocorreu em 1789, o mesmo ano da Revolução Francesa, e envolveu diversas classes sociais, embora tenha sido predominantemente um movimento da elite. 4. Tiradentes, Frei Caneca e Bento Gonçalves são alguns dos exemplos de indivíduos que foram importantes nos movimentos de resistência à metrópole na América Portuguesa. - Essa afirmativa é verdadeira, mas não se refere especificamente ao contexto da independência, pois Tiradentes está associado à Inconfidência Mineira, Frei Caneca à Revolução Pernambucana e Bento Gonçalves à Revolução Farroupilha, que ocorreram em momentos diferentes. Dentre as alternativas, a que contém todos os itens verdadeiros e se destaca no contexto da independência do Brasil é a terceira: ( X ) A Inconfidência Mineira representa o principal movimento de nativismo e revolta contra a metrópole, e aconteceu no mesmo ano da Revolução Francesa, tendo envolvimento de inúmeras classes sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina