Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Produção

Colégio Objetivo
Os agentes anticolinesterásicos (anti-ChE) são considerados colinomiméticos de ação indireta, uma vez que o bloqueio da enzima acetilcolinesterase (AChE) produz elevação das concentrações de ACh nas proximidades das terminações nervosas colinérgicas e, assim, são potencialmente capazes de exercer efeitos equivalentes à estimulação excessiva dos receptores colinérgicos em todo o sistema nervoso central e no periférico.
Em relação aos agentes anticolinesterásicos, assinale a alternativa correta.
Os compostos reversíveis, como os organofosforados, sintéticos apresentam a propriedade de ligar-se covalentemente à AChE.
A tacrina, galantemina, donepezila e rivastigmina têm maior afinidade pela AChE e não atravessam facilmente a barreira hematoencefálica.
Entre os agentes irreversíveis, temos os de curta duração de ação como o edrofônio, eles se ligam ao sítio aniônico da enzima e agem por alguns minutos.
A fisostigmina é usada no tratamento do glaucoma, e da atonia da bexiga e intestino, a neostigmina e a piridostigmina podem ser utilizadas no tratamento da miastenia grave.
Os anticolinesterásicos são subdivididos segundo a estabilidade do complexo enzima-fármaco em agentes reversíveis (organofosforado) e irreversíveis (edrofônio).
User badge image
Estudando com Questões

há 4 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 dias

A alternativa correta em relação aos agentes anticolinesterásicos é: "A fisostigmina é usada no tratamento do glaucoma, e da atonia da bexiga e intestino, a neostigmina e a piridostigmina podem ser utilizadas no tratamento da miastenia grave." As outras afirmações contêm erros sobre a classificação e as propriedades dos agentes anticolinesterásicos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando dois ou mais medicamentos são administrados concomitantemente a um paciente, eles podem agir de forma independente entre si, ou podem propiciar aumento ou diminuição de efeito terapêutico ou de efeito tóxico. As interações farmacodinâmicas são aquelas em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro no seu sítio de ação ou no mesmo sistema fisiológico.
Considerando as interações farmacodinâmicas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Observamos a ocorrência do antagonismo farmacológico durante a utilização combinada de um antagonista colinérgico e do agonista adrenérgico produzindo um efeito broncodilatador no sistema respiratório.
II. Os antagonistas colinérgicos, como o ipratrópio, bloqueiam os receptores de acetilcolina nos músculos lisos dos brônquios, inibindo contrações musculares e resultando em broncodilatação. Por outro lado, os agonistas adrenérgicos, como o salbutamol, estimulam os receptores adrenérgicos beta-2, levando ao relaxamento dos músculos lisos dos brônquios e, consequentemente, à dilatação das vias aéreas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina